O Flamengo conquistou uma vitória por 2 a 1 sobre o Criciúma, no último sábado (20), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O time rubro-negro conseguiu a virada após um pênalti que gerou diversas reclamações por parte da equipe adversária. No dia seguinte (21), a CBF divulgou o áudio do VAR referente ao lance.
Aos 39 minutos do segundo tempo, Cebolinha recebeu a bola na área e se preparava para finalizar, quando Barreto, volante do Criciúma, chutou uma segunda bola que estava em campo (jogada de volta para o gramado pela torcida) na tentativa de desarmar o atacante.
Na gravação, o árbitro de vídeo Pablo Ramon Goncalves Pinheiro e os assistentes na cabine do VAR perceberam a presença da segunda bola em campo apenas três segundos antes do pênalti. Em seguida, concordaram com a decisão do árbitro Maguielson Lima Barbosa.
O árbitro de vídeo analisou o lance e concordou com a marcação feita em campo.
Conforme o livro de regras da FIFA, na página 102, artigo 1 da regra 12, arremessar um objeto em direção à bola, a um adversário, a um membro da equipe de arbitragem ou tocar na bola com um objeto é considerado um tiro livre direto. Portanto, Maguielson Lima Barbosa, árbitro da partida, agiu corretamente ao assinalar o pênalti.
Após dois resultados negativos no Brasileirão, a vitória do Flamengo se tornou crucial para a equipe retornar à disputa pela liderança. Agora, o time rubro-negro se prepara para o próximo desafio contra o Vitória. O jogo está marcado para a próxima quarta-feira (24), às 20h (horário de Brasília), no Estádio Barradão, em Salvador, em confronto válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: