Após o triunfo por 1 a 0 do Flamengo sobre o Corinthians, duas jogadas geraram grande indignação entre os torcedores rubro-negros: um pênalti não assinalado e a anulação do gol de Gabigol. Nesta quinta-feira (03), um dia após o confronto válido pela semifinal da Copa do Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tornou público o áudio do VAR referente à jogada do atacante.
No desfecho do segundo tempo, aos 26 minutos, Alex Sandro cruzou a bola para a área e Gabigol finalizou com o pé direito. Em campo, a arbitragem não invalidou o lance. No entanto, pouco tempo depois, ocorreu a interferência do VAR. ‘O jogador está em posição de impedimento’, afirmou Rodolpho Toski Marques, responsável pelo VAR.
Quando o replay foi exibido no telão do Maracanã, inicialmente, a torcida do Flamengo chegou a celebrar, pois, à primeira vista, parecia que o calcanhar do lateral Hugo habilitava Gabigol. Todavia, após alguns minutos de análise minuciosa, a anulação foi confirmada. Contrariado, o próprio atacante e o capitão Gerson confrontaram o árbitro Wilton Pereira Sampaio.
Logo aos quatro minutos de jogo, antes da polêmica envolvendo Gabigol, Bruno Henrique cabeceou a bola e esta bateu no braço estendido de Héctor Hernández, jogador do Corinthians, dentro da área. Embora tenha sido um lance controverso, a CBF não divulgou o áudio do VAR referente a essa jogada. Contudo, o ex-árbitro e atual comentarista Paulo Cesar Oliveira enxergou um pênalti na situação.
‘Héctor perde o timing da bola. Então, a disputa está entre Bruno Henrique e Félix Torres. No momento em que a bola é cabeceada, Héctor está com o braço aberto, ampliando, em minha opinião, o espaço do corpo… ele assume o risco de a bola atingir o braço, e para mim, isso é pênalti’, afirmou PC, durante a transmissão do ‘SporTV’.
Ambos os lances, de Bruno Henrique e Gabigol, suscitaram comentários do vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz. Mesmo sem mencionar as jogadas em si, o dirigente criticou severamente a arbitragem e a falta de critério de Wilton Pereira Sampaio. Além disso, Braz percebeu o árbitro sob pressão após influência do Corinthians nos bastidores.
‘Eu mencionei na coletiva de imprensa ontem, toda essa reclamação, toda essa conversa sem sentido acerca da mudança de datas, isso colocaria pressão sobre a arbitragem. E foi o que aconteceu. É lamentável a atuação da arbitragem. Falta de critério, falta de tudo. Agora, não adianta ficar falando. Felizmente, estou comentando após uma vitória do Flamengo. Pois se fosse depois de uma derrota, estariam tentando transferir responsabilidades, arranjar desculpas. Não é possível. Não sei onde isso tudo vai parar no futebol brasileiro’, declarou Marcos Braz em entrevista pós-jogo.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: