CBF encerra polêmica sobre datas da Copa do Brasil após críticas do Corinthians

O Flamengo não contará com Gerson, De La Cruz e Erick Pulgar na próxima quinta-feira (17), diante do Fluminense, pela partida válida pelo Brasileirão. No entanto, por muito pouco, esse trio não foi ausência em uma das semifinais da Copa do Brasil. Isso se deve ao fato de que, a fase eliminatória nacional estava inicialmente marcada para ocorrer logo após a Data FIFA. Após uma mobilização liderada pelo Flamengo e Atlético-MG, a CBF decidiu alterar as datas, e o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, encerrou a polêmica.

— *Essa questão das competições é de responsabilidade da diretoria de competições. Assim que recebemos as notificações da Conmebol sobre a data, o Julio (Avellar, diretor) e o departamento de competições entraram em contato com todos os clubes. Mesmo cientes de que a CBF possui a prerrogativa de acordo com o regulamento geral de competições, o estatuto e a própria Constituição Federal, ela prefere ouvir e ouviu os quatro clubes, chegando a uma decisão, apesar de dois serem a favor e dois contra* — afirmou Ednaldo Rodrigues, a respeito da Copa do Brasil.

– *Nós consideramos nossos afiliados como parceiros, a CBF nunca entrará em litígio com os filiados, respeita a posição de cada um, mas também tem a sua visão em relação ao que é melhor para o futebol brasileiro de forma imparcial, como foi o caso* – complementou o presidente da CBF — acrescentou o presidente, após a vitória da seleção brasileira por 4 a 0 sobre o Peru, em Brasília.

O Corinthians, que enfrentará o Flamengo na semifinal, e o Vasco, que jogará contra o Atlético-MG, se revoltaram com a mudança de datas da Copa do Brasil. Ambos os times queriam enfrentar o Mengão e o time mineiro com os desfalques causados pela Data FIFA. O Rubro-Negro, por exemplo, teve sete jogadores convocados para suas seleções: Gerson, Fabrício Bruno, Arrascaeta, De La Cruz, Varela, Erick Pulgar e Gonzalo Plata.

Diante disso, devido à alteração nas datas previamente estabelecidas, Corinthians e Vasco chegaram a recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e até cogitaram buscar a Justiça Comum para tentar resolver o impasse. No entanto, prevaleceu o bom senso, e as semifinais ocorrerão com um intervalo maior após a Data FIFA.

O confronto entre Vasco e Atlético-MG está marcado para o próximo sábado (19), em São Januário, com vantagem para o time mineiro após ter vencido por 2 a 1 em Belo Horizonte. O vencedor enfrentará o classificado de Corinthians x Flamengo, que se enfrentam no domingo (20), na Neo Química Arena. O Mengão saiu vitorioso por 1 a 0 no Maracanã.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: