A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) implementou uma nova proposta para o Brasileirão nesta temporada. A entidade introduzirá um sistema denominado ‘multibolas’, no qual as bolas estarão posicionadas em locais específicos do campo. O objetivo é reduzir o tempo perdido com as chamadas ‘ceras’ no país.
A iniciativa da CBF é semelhante àquela já utilizada na Premier League, o renomado Campeonato Inglês. Na Inglaterra, há algumas temporadas, o sistema ‘multibolas’ está em vigor, onde os jogadores devem se deslocar até um ponto determinado do gramado para pegar a bola e, assim, realizar cobranças de lateral ou escanteio.
Os clubes brasileiros expressaram muitas queixas na última temporada devido à lentidão dos gandulas em entregar a bola. Naquele momento, as equipes mandantes eram beneficiadas, uma vez que demoravam mais para reiniciar a partida. Agora, a proposta é atenuar essas ‘ceras’ neste ano.
É relevante mencionar que a CBF também adotou outra medida a partir desta temporada para o Campeonato Brasileiro. A entidade implementou o impedimento semiautomático, amplamente utilizado nas principais ligas da Europa, começando neste ano no Brasil.
A nova tecnologia foi empregada pela primeira vez na Copa do Mundo de 2022 e, desde então, tem sido adotada nas principais competições ao redor do mundo. É importante destacar que, devido aos equipamentos necessários, a CBF precisará modificar a estrutura de alguns estádios para instalar as câmeras de forma adequada.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: