CBF muda janelas de transferências no Brasil; veja como o Flamengo terá que se adaptar

Compartilhe com os amigos

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) alterou as datas das janelas de transferências no país para 2024. A mudança agradou aos clubes, afinal, era um pedido antigo dos dirigentes. Agora, o período para contratações passa a ser correspondente com o calendário da Europa. O Flamengo, que costuma ser mais ‘incisivo’ na busca de reforços no meio do ano, agora terá mais tempo para reforçar o elenco.

1º período: 11 de janeiro de 2024 a 7 de março de 2024
2º período: 10 de julho de 2024 a 2 de setembro de 2024

Até 2023, os clubes podiam registrar novos atletas de 11 de janeiro a 04 de março e de 03 de julho a 02 de agosto. Na primeira janela, a mudança foi sensível, com ampliação de apenas três dias. Por outro lado, no meio do ano, os clubes terão um mês a mais para contratar atletas.

No modelo utilizado até 2023, a segunda janela da temporada se encerrava antes do calendário europeu. Ou seja, os clubes brasileiros ficavam no risco de perder atletas sem conseguir reposição. No entanto, o problema foi solucionado com a mudança, já que o prazo nas principais ligas do Velho Continente termina nos últimos dias de agosto ou nos primeiros de setembro.

Nos últimos anos, o Flamengo tem conseguido se reforçar com mais ‘estrelas’ no meio do ano. Nas metades de 2016 e 2017, o Fla contratou Diego Ribas, no primeiro, e Diego Alves e Everton Ribeiro, no segundo. Já em 2019, ficou marcado quando o clube trouxe Pablo Marí, Rafinha, Filipe Luís e Gerson para os últimos seis meses da temporada, O quarteto, afinal, foi decisivo para os títulos da Libertadores e do Brasileirão.

Em 2023, o principal reforço da janela do meio do ano foi Luiz Araújo. O ponta tem recebido oportunidades com o técnico Tite e deve ser titular no sábado (11), quando o Flamengo enfrenta o Fluminense, a partir das 18h30 (horário de Brasília). Se tem Mengão em campo, ou seja, há transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube, diretamente do Maracanã.

Fonte: https://colunadofla.com/2023/11/cbf-muda-janelas-de-transferencias-no-brasil-veja-como-o-flamengo-tera-que-se-adaptar/

Share this content: