O Flamengo empatou com o Internacional e permanece na quarta posição do Campeonato Brasileiro. Contudo, é possível que o Mengão não precise permanecer nessa colocação para garantir sua vaga na Libertadores. Considerando as fases preliminares do torneio continental, o Campeonato Brasileiro disponibiliza vagas para os seis primeiros colocados. Entretanto, devido ao desempenho das equipes nas competições de copas, o G-6 pode, eventualmente, se transformar em G-9. O Flamengo, inclusive, é um dos clubes que tem a capacidade de ‘puxar’ outros para a Libertadores da América de 2025.
Para que o G-7 se forme: o Botafogo, que é o líder do Brasileirão e já está garantido no G-6, abrirá a sétima vaga caso conquiste a Libertadores. Afinal, o time carioca terá classificação assegurada na edição de 2025 como último campeão.
Para que se forme o G-8: se o Botafogo vencer a Libertadores e o Flamengo conquistar a Copa do Brasil, o Mengão abrirá a oitava vaga no Brasileirão.
Para que se forme o G-9: o Cruzeiro, que atualmente ocupa a oitava posição no Brasileirão, está na final da Copa Sul-Americana. Caso vença e mantenha sua posição, abrirá uma vaga na Libertadores do ano seguinte.
É fundamental destacar que, no cenário atual do G-6, quatro equipes avançam diretamente para a fase de grupos e duas precisarão passar pela pré-Libertadores. Se o Botafogo vencer a Libertadores, o Flamengo conquistar a Copa do Brasil e o Cruzeiro triunfar na Sul-Americana, e esses três times permanecerem entre os primeiros do Brasileirão, sete equipes brasileiras irão para a fase principal do torneio continental, com outras duas nas preliminares.
Se nove clubes brasileiros competirem na Copa Libertadores da América em 2025, isso igualará um recorde na história da competição. A última vez que isso ocorreu foi em 2022. Naquele ano, as vagas foram distribuídas entre: Athletico-PR, Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Fortaleza, Bragantino (todos na fase de grupos), Fluminense e América-MG (os dois na fase preliminar).
Assim, a última Libertadores com nove clubes brasileiros traz boas recordações ao Flamengo. Afinal, o Mais Querido conquistou o tricampeonato naquele ano. Dos oito possíveis adversários do país, dois cruzaram o caminho do Rubro-Negro. Nas quartas de final, o Mengão eliminou o Corinthians, com duas vitórias. Já na decisão, em um confronto único, Gabigol marcou o gol do título sobre o Athletico-PR, no Equador.
Publicado em colunadofla.com
Share this content:
A música que fez sucesso na década passada, 'Coração de Vencedor', de MC Leozinho, foi…
Diante da ausência de conquistas relevantes por parte do Vasco nos últimos tempos, a satisfação…
O nome de Andreas Pereira frequentemente gera discussões entre os torcedores do Flamengo em razão…
Adriano Imperador, ídolo do Flamengo, realizará um jogo de despedida no Maracanã no dia 15…
Finalista da Libertadores da América, o Atlético-MG enfrentará mais uma decisão neste domingo (03), contra…
O empate em 1 a 1 com o Internacional manteve o Flamengo na quarta posição…
This website uses cookies.