Nova implementação começará a ser utilizada na partida entre Fluminense e Santos
Neste sábado (09), o Brasileirão 2022 terá seus primeiros compromissos. O Flamengo, inclusive, fará a estreia na competição às 19h (horário de Brasília), no Estádio Antônio Accioly. No entanto, a grande atração dos duelos deve ser a novíssima ‘Central do VAR’. O árbitro de vídeo, a partir desta rodada, ganhará estações especiais localizadas fora dos estádios dos cotejos em questão, com intuito de evitar novas falhas e obter opiniões mais precisas na tomada de decisão.
A nova tecnologia, inclusive, já passou por período de testes antes do início deste Brasileirão. Na edição passada, por exemplo, o jogo entre Fortaleza e São Paulo, no Castelão, contou com o uso da ‘Central do VAR’. Sobre a questão que será implementada, o coordenador do projeto, Lucas Almeida, explicou como o uso deste método pode aperfeiçoar as decisões tomadas pela equipe de arbitragem.
— A ideia é otimizar toda a operação de VAR. Hoje é feita em cada estádio. Ao centralizar, (vamos) ter toda a arbitragem mais próxima da gente para ter um acompanhamento dos procedimentos, para tentar aprimorar cada vez mais essa operação. Também viabiliza em relação aos custos porque facilita a logística. Em vez de viajar para todo o Brasil, centraliza tudo aqui na nossa sede – disse, em entrevista ao Globo Esporte.
É importante frisar, também, que a sede ficará na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, muito próxima à CBF. Neste local, 10 cabines do VAR ficarão à disposição para os mais diferentes duelos, em praticamente todas as regiões do Brasil. Na central, a entidade máxima do futebol brasileiro busca um padrão maior na tomada de decisão e, além disso, uma homogeneidade na operação como um todo.
— Esse cenário de VAR centralizado é uma tendência. Na Europa toda isso é feito, as ligas de Inglaterra, Espanha, Itália… Enfim, todas as grandes ligas da Europa. Foi feita a Copa da Rússia desta maneira centralizada. A Uefa inaugurou recentemente uma Central para fazerem os jogos da Champions. Então, isso é uma tendência que acontece em todas as ligas pelo mundo e a gente também está seguindo esse caminho. É o próximo passo que a gente segue nesse projeto do VAR – finalizou Lucas Almeida, coordenador do projeto.
No período de testes mencionado, ainda pendia a chegada de alguns equipamentos importantes para o funcionamento pleno da operação. A câmera da empresa ‘Hawk-Eye’, por exemplo, dará ainda mais respaldo aos árbitros para a tomada de decisão, visto que conta com ângulos de replay mais favoráveis aos de momento. O jogo do Flamengo nesta rodada já contará com a presença da tecnologia.
Share this content:
Assim como nos anos anteriores, o Flamengo organizou seu elenco neste início de temporada. Enquanto…
A janela de transferências no futebol europeu encontra-se aberta e permanecerá ativa até o dia…
O Flamengo encontra-se nos Estados Unidos para realizar sua pré-temporada e um amistoso contra o…
A pré-temporada do Flamengo prossegue de maneira intensa nos Estados Unidos. Nesta terça-feira (14), o…
Rossi viajou com a delegação do Flamengo para os Estados Unidos, que foi o local…
Desde sua chegada ao Flamengo, o defensor Léo Ortiz tem expressado grande admiração pelo futebol…
This website uses cookies.