Clubes do Brasileirão aprovam aumento no limite de estrangeiros e novidade para gramado sintético

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira (05) algumas alterações no Campeonato Brasileiro. Após a realização do Conselho Técnico da CBF, os 20 clubes participantes aprovaram, de forma unânime, a ampliação de sete para nove no número máximo de jogadores estrangeiros permitidos por partida. Além disso, os representantes acordaram uma novidade para os confrontos em campos de grama sintética.

Esta é a segunda modificação consecutiva no limite de estrangeiros. No ano passado, os clubes já haviam concordado com a expansão de cinco para sete jogadores de fora. Agora, a quantidade permitida foi aumentada para nove. A decisão causou descontentamento na Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), que apresentou um estudo apontando a presença de mais de 140 jogadores estrangeiros nas Séries A e B no Brasil. O grupo teme que a ‘invasão de estrangeiros’ possa prejudicar o desenvolvimento de novos talentos no país.

Além disso, o Conselho Técnico determinou que os clubes que jogam em campos sintéticos devem permitir o acesso para treinamento no dia anterior aos jogos, caso a equipe visitante solicite. No entanto, essa regra é válida apenas para o Brasileirão. Na Série A, três times utilizam gramados artificiais: Athletico-PR, Botafogo e Palmeiras.

A ampliação no número de estrangeiros abre oportunidades para o Flamengo contratar mais jogadores de fora. Atualmente, a equipe comandada por Tite conta com Arrascaeta, De La Cruz, Varela, Viña, Pulgar e Rossi, totalizando seis atletas estrangeiros. Recentemente, surgiram especulações sobre a possível chegada de outros jogadores estrangeiros, como o angolano/português William Carvalho e o também português Domingos Duarte.

No entanto, antes de receber a autorização para contratar mais estrangeiros, o Flamengo concretizou a contratação do brasileiro Léo Ortiz. O zagueiro chegou ao Rio de Janeiro nesta terça-feira (05), após intensas negociações entre o clube Rubro-Negro e o Red Bull Bragantino. Ortiz assinará um contrato de cinco anos com o Mengão, válido até dezembro de 2028.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: