Nos últimos tempos, cada vez mais os clubes brasileiros têm buscado novas formas de fazer dinheiro para sustentar toda a sua estrutura de trabalho. Só que eles precisam abrir o olho. De 2017 para 2018, o valor do investimento publicitário no futebol nacional sofreu uma forte queda. E isso, por óbvio, liga o chamado sinal de alerta.
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Conforme estudo divulgado pelo Itaú BBA, a circulação de moeda caiu em R$ 166 milhões, o que representa nada menos que 22%. A explicação que surge para este cenário é a estagnação econômica do Brasil. No entanto, diz o Kantar Ibope Media, o investimento publicitário de maneira geral aumentou em quase 10% no ano passado, em comparação com o período anterior.
Diante deste cenário, é possível chegar a uma conclusão: as empresas estão fugindo do investimento publicitário no futebol, responsável por apenas 0,4% do total nacional. Segundo a coluna De Primeira, o São Paulo foi o clube que mais sofreu com a redução de receitas de publicidade, seguido por Corinthians, Palmeiras, Grêmio e Sport. E, claro, estas e as demais agremiações se mostram preocupadas por não serem consideradas boas opções de investimento.
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