Pode parecer exagero elevar o confronto entre Flamengo e Corinthians como a partida que pode decidir o título brasileiro de 2016. Evidente que a matemática não valida tanta pretensão, contudo, o futebol costuma não ser fiel ao Deus número e o Flamengo nunca foi fã de prognósticos certeiros. Assim, o jogo dessa 32ª rodada é sim o jogo que irá definir se o título vai pra um time pequeno acostumado à níveis subalternos do futebol nacional e que se contentam com títulos via fax, conquistados em campeonatos que, desconfio eu, eram jogados descalços, ou se vai pra um time grande acostumado a glórias e que é o terror das “zinimigas”, como diria o grande Muhlemberg.
A convicção de que esse jogo será decisivo se deve por três simples fatores. O primeiro é que o Flamengo tem tudo pra perder no domingo, pois está no sangue vermelho e preto decepcionar a massa em momentos de grande favoritismo, estádio lotado e muita festa, e quando o Flamengo faz seu dever de casa nesses eventos com vitória garantida, é sinal de título. A segunda característica de decisão reside no DNA desse clube, pois o Flamengo não entra em reta final de campeonato disputando título pra ficar em segundo, isso está marcado na história, ou é céu ou inferno, ou arranca pra conquista, ou nem desperdiça combustível.
Por último, exatamente nessa rodada acaba-se a vida fácil do palmeiras, o jogo contra o sport encerra uma sequencia de 5 jogos onde ele enfrenta times fracos e sem forças pra tirar pontos. A partir da próxima rodada, o time paulista começa a enfrentar adversários com a mesma dificuldade do Flamengo, com uma diferença, eles não sabem lidar com a pressão e já demonstrou tal fragilidade em inúmeros episódios na sua história e nesse ano também, que culminou naquela coletiva do pouco Nobre do time paulista. Além disso, exatamente nesse jogo contra o Corinthians no primeiro turno, o palmeiras abriu 8 pontos de vantagem para o Flamengo, e nos últimos 6 jogos do 1º turno, o Flamengo abaixou essa diferença para apenas 1 ponto, ou seja, tirou 7 pontos, enfrentando os mesmos adversários que sucederão a 32ª rodada.
Assim, ganhando o jogo do Maracanã, mantém-se, no mínimo, a diferença de 4 pontos, que será facilmente detonada. Pode-se argumentar que não se pode garantir que os resultados do 1º turno se repitam, e é aí onde aumenta a certeza do título, já que no primeiro turno tiramos uma diferença de 7 pontos sem pressão alguma sobre o palmeiras, imagine quantos pontos não podem ser tirados nessa reta final, com a bola esquentando nós pés deles, devido a pressão desumana exercida pelo maior do mundo?
Robinho Ribeiro
Share this content:
Na noite desta sexta-feira (10), Arrascaeta gerou burburinho nas redes sociais com a sua frase…
O Flamengo continua a se dedicar à formação de seu elenco feminino para a temporada…
Após decidir não renovar o contrato com a Kwai, as mangas da camisa do Flamengo…
Lucas Paquetá continua sendo uma peça fundamental no West Ham (ING) durante esta temporada. Na…
Guilherme está cedido ao Flamengo pelo Cuiabá até dezembro de 2025, porém o jovem atleta…
O Flamengo está próximo de confirmar a aquisição do atacante Juninho, que atualmente defende o…
This website uses cookies.