Medida foi tomada por Rafael Strauch, ex-vice-presidente do clube
Após a perda do título Carioca para o Fluminense, a crise se instaurou nos bastidores do Flamengo com pedidos de profissionalização na gestão. Desta forma, na última segunda-feira (11), o grupo de oposição política protocolou um projeto com intuito de reduzir a participação de dirigentes amadores em cada setor do clube.
O principal autor da proposta realizada é Rafael Strauch, que foi vice-presidente de administração do Flamengo na gestão de Eduardo Bandeira de Mello. O ex-presidente, inclusive, é um dos membros que está de acordo com as normas feitas, assim como os conselheiros Daniel Orlean, Flávio Wileman, Pedro Iootty e Ricardo Lomba.
É importante destacar que, caso a proposta seja aprovada, a gestão do Flamengo será alternada bruscamente no próximo mandato. Isso porque, atualmente, o clube possui 19 vice-presidentes que comandam determinadas áreas da instituição, o que seria extinto após a reformulação.
A ideia do grupo político de Eduardo Bandeira de Mello é de que o Conselho Diretor tenha apenas 11 dirigentes – presidente, vice e mais nove diretores. Com isso, haverá reuniões mensais com objetivo de traçar as diretrizes de cada setor do clube, através de comitês temáticos, como finanças e futebol. Desta forma, não teria apenas uma pessoa comandando um determinado departamento.
CONFIRA UM TRECHO DA PROPOSTA:
“Compete aos Vice-presidentes nomeados: formarem colegiado encarregado do processo de decisão do Flamengo em relação ao seu direcionamento estratégico. Ele exerce o papel de guardião dos princípios, valores, objeto social e do sistema de governança da organização, sendo seu principal componente. Seus membros farão parte dos comitês obrigatórios e de outros comitês que o Presidente do Flamengo possa criar”
Neste momento, Rafael Strauch espera que a proposta seja aprovada pelos conselheiros para se tornar válida a partir do próximo mandato. Isso porque, facilitaria a compreensão dos diretores e, principalmente, a possibilidade de validação da emenda se torna favorável para o grupo político.
Share this content: