Com a sexta vitória seguida, o Flamengo alcançou o título simbólico do primeiro turno do Brasileiro e igualou o recorde na era dos pontos corridos, com 42 pontos. A vitória sobre o Santos, no Maracanã, veio com um golaço de Gabriel, que chegou a 30 gols em 40 jogos na temporada. O décimo-sexto no campeonato, do qual é artilheiro. Sábado, o Flamengo abre o returno contra o Cruzeiro.
Escalado com seu onze ideal, com a volta dos jogadores das seleções, o time de Jorge Jesus colocou à prova sua qualidade ofensiva e a consistência na defesa. Ao enfrentar um Santos equiparado nos dois setores, e até com mais conjunto, o rubro-negro sofreu para criar oportunidades claras e para não ser ameaçado. O duelo foi marcado pela intensidade e forte marcação. Por isso, a construção de jogadas através de Gerson e Arrascaeta não fluiu como esperado no início.
De lado a lado, os espaços eram procurados e os erros explorados. E só assim o jogo clareava um pouco. As melhores jogadas do Santos aconteceram em subidas de Sanchez pela direita e investidas individuais de Soteldo na esquerda, mas o Flamengo foi mais ameaçado quando errou passes na defesa pelo meio.
No ataque, provocou falhas defensivas no time paulista, que marcou bem e fez muitas faltas. Especialmente sobre Bruno Henrique. Gabigol também não conseguia se desvencilhar e finalizar, até o lance do gol. Após bola perdida por Sasha, um brilhante Éverton Ribeiro esticou passe perfeito para o atacante, que avançou, cortou para o meio e tocou por cobertura, de fora da área, encobrindo Everson.
Na etapa final, os times se apresentaram com menor intensidade. Sampaoli lançou o time mais à frente, mas o Flamengo resistiu bem e controlou mais a partida. Nos contra-ataques, teve mais espaço para ampliar, mas foi parado com falta.
Share this content: