O Flamengo levou poucos minutos para responder às cobranças da torcida, que encheu o Maracanã no reencontro após a derrota na final da Libertadores, entre críticas e apoio, e viu a equipe competir bastante na vitória sobre o Ceará, que evitou o título do Atlético-MG. Agora, são oito pontos de diferença a três rodadas do fim: 2 a 1 e o vice-campeonato, ao menos, garantido matematicamente.

Ainda que sem a força máxima, o gol de Gabigol logo cedo tranquilizou um ambiente tenso antes de a bola rolar. Houve protestos contra a equipe, chamada de “sem vergonha” pela minoria dos quase 48 mil presentes. Também foram alvos o presidente Rodolfo Landim, o vice de futebol Marcos Braz e o ex-treinador Renato Gaúcho.

Sobrou também para Andreas Pereira, que cometeu o erro fatal contra o Palmeiras. No entanto, depois do desabafo, os rubro-negros cantaram e deram suporte do início ao fim do jogo. Tudo bem que o gol ajudou a deixar o clima festivo e agilizou as pazes com o torcedor. A postura ofensiva, com marcação em cima, também favoreceu o Flamengo a se conectar com a arquibancada. Diego roubou a bola próximo da área, e Gabigol tocou na saída do goleiro. Os jogadores foram comemorar na arquibancada.

O time poderia ter ampliado com Bruno Henrique, impedido, e depois com Gabigol, que acertou o travessão. Nas investidas, faltou acertar o último passe, sobretudo a Andreas, que se recuperou do erro fatal na Libertadores.

No segundo tempo, após substituições, o Ceará melhorou, e deixou tudo igual aos 25 minutos. Hugo deu rebote e Matheusinho não acompanhou Rick. Mas o lateral se redimiu logo depois e dessa vez completou o rebote deixado por Michael. Na próxima semana, o Flamengo enfrenta o Sport. Ainda haverá jogos contra Santos e Atlético-GO.