A Libra elabora um plano interno para tentar solucionar de vez os dois fatores que impedem um avanço real nas negociações com a Liga Forte Futebol. A ESPN antecipou na última quinta-feira (27) que as cláusulas de “estabilidade” e “unanimidade”, ambas sugeridas pela Libra, ainda encontram forte resistência da LFF.
De acordo com apuração da reportagem, a Libra tem negociado internamente uma forma de revogar a cláusula de unanimidade, que serve apenas para possíveis mudanças sobre distribuição de receitas, e tem sido defendida, dentre outros clubes, pelo Flamengo.
A estratégia da organização é impor uma regra em que cada clube tem o direito de vetar uma mudança a respeito de divisão de direitos televisivos se ela significar um impacto em seu planejamento financeiro.
A ideia da Libra é que, desta forma, os clubes se sintam protegidos, mas sem a exigência da tal cláusula de unanimidade para realizar mudanças com relação às divisões das cotas televisivas. Já em relação à “estabilidade”, a ideia da organização é convencer os clubes de que existe um risco “muito baixo” em relação ao tema.
O temor dos demais clubes é que, caso a expectativa de arrecadação não seja atingida, seja necessário tirar do próprio bolso para complementar os ganhos garantidos de Flamengo e Corinthians. Porém, a Libra trata o tema internamente como “algo muito difícil de acontecer”.
A “estabilidade” representa uma “transição do modelo atual para o futuro sem que qualquer clube tenha queda de receita em benefício dos demais”. Na prática, ela beneficia equipes como Flamengo e Corinthians, que são as de maior arrecadação no atual modelo, que privilegia audiência.
Ou seja: caso a receita da Série A seja menor ou igual à temporada 2022, Flamengo e Corinthians manterão o percentual de receitas determinado naquela temporada (em números absolutos, a receita de cada um pode ser inferior à temporada de 2022, sem transferir risco para qualquer outro clube).
Com isso, a Libra tem como objetivo “resguardar os clubes que fazem a maior concessão na formação da Liga”, no caso dos dois de maior torcida do Brasil.
A ESPN apurou, por fim, que os dois assuntos vêm sendo discutido por uma comissão, formada por quatro presidentes de clubes da Libra e outros quatro mandatários de equipes ligadas ao Forte Futebol. Neste momento, a ‘cúpula’ tem redigido o texto a respeito dos temas, que deverá ser apresentado aos demais clubes em um prazo de duas semanas.
Share this content:
O Atlético-MG enfrentará a final da Copa do Brasil contra o Flamengo sem contar com…
A final entre Flamengo e Atlético-MG na Copa do Brasil se inicia neste domingo (03)!…
Antônio José Rondinelli Tobias, conhecido como 'Rondinelli Deus da Raça' entre os torcedores do Flamengo,…
O jogo do Flamengo hoje dá início às finais da Copa do Brasil 2024. Na…
O Flamengo possui um trunfo significativo para a final da Copa do Brasil, que será…
A final da Copa do Brasil terá início neste domingo (03), quando Flamengo e Atlético-MG…
This website uses cookies.