Confira as possíveis contratações do Flamengo no último dia da janela de transferências

A janela de transferências internacionais encerra-se nesta quinta-feira (07), entretanto, o Flamengo está analisando a possibilidade de utilizar uma brecha no regulamento da CBF para buscar novos jogadores mesmo após o término do prazo estabelecido. Essa oportunidade abre uma espécie de espaço ‘alternativo’ em abril para a inscrição de atletas, desde que estes tenham participado de campeonatos estaduais em 2024.

De acordo com o Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol (RNRTAF) da CBF, os jogadores que competirem em torneios estaduais podem ser transferidos para clubes da Série A ou Série B do Brasileirão entre os dias 01 e 19 de abril.

[…] §3° – Só é admitida a solicitação de transferência em exceção ao disposto no caput caso seja comprovada(o):

c) A rescisão por mútuo acordo ou o encerramento do contrato especial de trabalho desportivo (inclusive de empréstimo) com o clube anterior, ou a cessão temporária, ocorrida(o) entre os dias 01/04 a 19/04/2024, sendo que, nesses casos, a solicitação de transferência deve ser concluída no SNR até o dia 19/04/2024. O atleta em questão necessariamente deve ter participado do Campeonato Estadual de 2024; […]

Além da possibilidade de contratar jogadores que estejam competindo em campeonatos estaduais e registrá-los entre 01 e 19 de abril, o Flamengo também está de olho em outra alternativa. Isso se deve ao fato de que o artigo 47 do regulamento também permite transferências internacionais fora do período estabelecido. Para isso, o jogador precisa ter finalizado seu contrato anterior até o encerramento do prazo de registros, ou seja, até esta quinta-feira (07).

[…] Art. 47 – O pedido de transferência internacional de jogador de Futebol de Campo só pode ser realizado em um dos 2 (dois) períodos anuais de registro definidos pela CBF.

Parágrafo único – Só é permitida a solicitação de transferência fora desses períodos caso seja comprovada a rescisão por mútuo acordo ou encerramento do contrato de trabalho desportivo no exterior antes do término do período de registro anterior, nos termos do art. 6º do FIFA RSTP, ou quando incidentes quaisquer outras exceções aplicáveis e vigentes conforme o referido. […]

— As pessoas perguntavam: ‘Já acabou? Já fechou?’, e eu respondia: ‘Pessoal, calma’. A janela se encerra no dia 7, porém há uma brecha no regulamento para jogadores que estavam envolvidos em campeonatos regionais. É importante ficarem atentos, entendeu? — declarou Landim, após a vitória do Flamengo por 3 a 0 sobre o Madureira no último sábado (02) e a conquista da Taça Guanabara.

Apesar de ter registrado De La Cruz, Viña e Léo Ortiz, o Flamengo permanece atento ao mercado e não descarta realizar contratações em abril. O setor que está sendo visado é o meio-campo, e o clube está se movimentando para tentar suprir essa carência.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: