Quatro nomes que fazem parte do Botafogo-PB são amplamente reconhecidos no cenário nacional. O principal deles, para os torcedores do Flamengo, é Henrique Dourado, o Ceifador. O atacante de 35 anos está em sua segunda temporada no clube e, até o momento, contabiliza 19 jogos, seis gols e uma assistência.
Um antigo rival do Flamengo também integra o elenco: Camilo, ex-jogador do Botafogo-RJ. O atleta, que já teve a honra de vestir a camisa da Seleção Brasileira, chegou ao Botafogo-PB por meio de um empréstimo em março deste ano, oriundo do Figueirense. Assim, o jogador ainda não teve a oportunidade de estrear no clube.
Nos bastidores, o Botafogo-PB anunciou recentemente a contratação de Antonio Carlos Zago, que estava atuando no futebol boliviano. O ex-zagueiro assume a posição de treinador, após ter dirigido equipes como Internacional, Juventude, Coritiba e a Seleção da Bolívia. Como jogador, Zago fez história em clubes como Roma (ITA), Palmeiras e São Paulo.
Atualmente, o CEO da SAF do Botafogo-PB é Alexandre Gallo. Com experiências recentes na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o ex-volante tem explorado diversas funções desde sua aposentadoria dos campos. Gallo já atuou como treinador, coordenador, auxiliar e muito mais.
A SAF, uma nova tendência no futebol brasileiro, chegou até a Série C, onde se encontra o Botafogo-PB. Portanto, o processo de transformação do modelo de gestão foi finalizado em 2025, com a empresa Belo Futebol Holding S.A assumindo 90% das ações da nova estrutura, que prevê um investimento de até R$ 300 milhões ao longo de 15 anos.
O Botafogo-PB é o maior campeão paraibano, acumulando 30 títulos. Em âmbito nacional, o clube conquistou uma taça, o Campeonato Brasileiro da Série D, em 2013. Nesta temporada, o ‘Belo’, como é conhecido, ficou com o vice-campeonato do Estadual, ao ser superado pelo Sousa.
As duas partidas entre Flamengo e Botafogo-PB serão a sexta e a sétima da história desse confronto. Em cinco encontros anteriores, o Mengão contabiliza três vitórias, um empate e uma vitória dos nordestinos. Este resultado, inclusive, é relembrado até hoje em João Pessoa, visto que o ‘Belo’ derrotou nada menos que o time que viria a se sagrar campeão brasileiro naquele ano.
Em 1980, no Maracanã, o Botafogo-PB venceu por 2 a 1 a equipe de Zico e companhia. Ao final daquela competição, o Rubro-Negro ergueu a taça. O último confronto ocorreu na Copa do Brasil de 2003, com vitória rubro-negra por 4 a 1, portanto, de acordo com o regulamento da época, não houve necessidade de um jogo de volta.
Dessa forma, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não estabeleceu as datas, mas já definiu a ordem dos mandos de campo. Assim, o primeiro duelo ocorrerá no Almeidão, em João Pessoa, provavelmente no dia 30 de abril. Por outro lado, a partida de volta, no Maracanã, está prevista para ocorrer em torno de 21 de maio.
Publicado em colunadofla.com
Share this content:
Iniciou-se a sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (26), cinco partidas marcaram o início…
Após duas derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro Feminino, o Flamengo reencontrou o caminho das vitórias.…
Parece que não será nesta oportunidade que Jorge Jesus realizará seu anseio de liderar a…
Vini Jr quase alcançou seu 15º título com a camisa do Real Madrid (ESP). Neste…
Léo José, Tulio Rodrigues e Vini Rubro-Negro são os responsáveis pelo programa, que apresentará as…
O Flamengo se prepara para enfrentar o Corinthians neste domingo (12), em um confronto válido…
This website uses cookies.