Conheça os adversários do Flamengo na Libertadores: Campeão nacional, carrasco de brasileiro e pedra no sapato

A Conmebol realizou o sorteio dos grupos da Copa Libertadores da América nesta segunda-feira (18). Assim, o Flamengo foi alocado no grupo E, ao lado de Bolívar (BOL), Millonarios (COL) e Palestino (CHI). O Rubro-Negro já teve embates com os três clubes no passado, e os resultados não foram favoráveis. Foram quatro vitórias, um empate e quatro derrotas. Conheça um pouco mais sobre as equipes e os confrontos anteriores contra o Mengão.

O The Strongest (BOL) foi o campeão boliviano vigente, no entanto, o Bolívar também garantiu vaga na Libertadores por ter a melhor pontuação geral no país. O time joga no Estádio Hernando Siles, situado a 3.600 metros de altitude. Na última temporada, chegaram até as quartas de final da competição, sendo eliminados pelo Internacional. Nas oitavas, eliminaram o Athletico-PR, com vitória por 3 a 1 em casa e derrota por 2 a 0 em Curitiba, avançando nos pênaltis.

Os últimos confrontos entre Flamengo e Bolívar ocorreram em 2014, pela Libertadores. O Rubro-Negro não conseguiu avançar de fase naquela ocasião, em grande parte devido aos confrontos com os bolivianos. O Mais Querido conquistou apenas um ponto nos dois jogos disputados no grupo.

O Millonarios se classificou para a Libertadores após vencer o torneio Apertura no ano anterior. Um dos jogadores da equipe na campanha foi Fernando Uribe, atacante que foi campeão da Libertadores pelo Flamengo em 2019. No entanto, o atacante colombiano se aposentou em dezembro passado.

Segundo o portal ‘FlaEstatistica’, Flamengo e Millonarios se enfrentaram em um amistoso em 1952. Jogando no Estádio El Canpin, os donos da casa venceram por 4 a 1. Os times terão um novo encontro no mesmo estádio, na primeira semana de abril, localizado em Bogotá, a 2.600 metros de altitude.

Um dos momentos mais difíceis recentemente para o Flamengo foi proporcionado pelo Palestino. Na Sul-Americana de 2016, o Rubro-Negro venceu fora de casa por 1 a 0, mas acabou perdendo em casa por 2 a 1, sendo eliminado pelo critério de gol fora de casa. No entanto, em 2017, os times se enfrentaram novamente e o Mengão deu o troco, vencendo por 10 a 2 no agregado. O jogo de volta, no Rio de Janeiro, ficou marcado pelo primeiro gol de Vini Jr como profissional.

O Palestino se classificou para a pré-Libertadores ao terminar em quarto lugar no Campeonato Chileno no ano anterior. No mata-mata continental, o clube chileno passou por Portuguesa (VEN) por 4 a 2 no agregado e Nacional (PAR), após empate em 3 a 3 nos dois jogos, garantindo a vaga nos pênaltis. Em casa, a equipe jogou no Estádio El Teniente, na cidade de Rancagua. No entanto, existe a possibilidade de enfrentar o Mengão na capital Santiago.

No primeiro turno, o Flamengo enfrentará o Millonarios (fora), Palestino (casa) e Bolívar (fora). Já no returno, o Mengão viajará para o Chile, para depois receber os bolivianos e colombianos no Maracanã. A fase de grupos da Libertadores ocorrerá nos meses de abril e maio, com a estreia prevista para os dias 02 a 04/04.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: