Na última quinta-feira (04), o Flamengo empatou com o Racing (ARG) em 1 a 1, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Além do resultado negativo, o confronto ficou marcado pelo ato racista por parte de torcedores argentinos contra rubro-negros. Para apurar os fatos, a Conmebol vai abrir um expediente disciplinar.
De acordo com informações divulgadas inicialmente pelo jornal O Globo, a expectativa é que em até 48 horas após o fato ocorrido haja uma decisão por parte da Conmebol. Será feita a transferência do processo para o Racing. Depois, seguindo o ‘passo a passo’, após a resposta do clube argentino será analisada e haverá a resolução do caso.
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo
Importante frisar que o torcedor do Flamengo que registrou as imagens dos argentinos do Racing sendo racista, prestou depoimento na delegacia e fez boletim de ocorrência nesta sexta-feira (05). Ainda segundo o portal, Rafael Carneiro filmou a cena, pediu ajuda de policiais e foi orientado a ir até uma delegacia.
“Mostrei para os policiais e eles falaram que não podiam fazer nada. Eu disse que sou residente argentino e que queria que algo fosse feito. Falaram ‘então vá na delegacia, mas saia do estádio’” -, explicou Rafael Carneiro, que vive na Argentina. Vale lembrar que desde 2022 a Conmebol tem aplicado as mudanças no Código de Disciplina.
A ideia da Conmebol é tornar as punições mais duras contra clubes cujos torcedores cometerem atos de racismo. A multa mínima, por exemplo, passou a ser de US$ 100 mil (cerca de R$ 500 mil), valor que pode aumentar dependendo da gravidade de casa caso ou de reincidência.
Share this content: