Após a conclusão do Brasileirão, chegou o momento da Conmebol anunciar a adoção da regra dos oito segundos para goleiros. Assim, nos confrontos da Libertadores e da Sul-Americana, caso os arqueiros ultrapassem o tempo estipulado com a bola em mãos, será concedido um escanteio. As competições da entidade continental têm início nesta terça-feira (01).
‘A partir de agora, os goleiros poderão manter a bola em suas mãos por no máximo oito segundos. Se ultrapassarem esse limite, sofrerão uma penalização com um escanteio a favor do time adversário. Esta nova norma tem como objetivo acelerar o jogo e prevenir atrasos desnecessários’, declarou a Conmebol.
Anteriormente, com a regra antiga, a demora resultava em tiro livre indireto a partir do local onde o goleiro cometesse a infração, ou seja, dentro da área. Contudo, essa falta era raramente assinalada pelos árbitros. Com a aplicação de uma penalidade mais leve, que é o escanteio, a intenção da FIFA é que mais jogadas sejam apitadas e que ocorram menos interrupções desnecessárias durante a partida.
Quando restarem cinco segundos para o término do período, o árbitro deverá erguer uma das mãos e iniciar a contagem regressiva. É relevante ressaltar que os segundos só começam a contar após o goleiro ter total controle da bola, mesmo que esteja no chão. Por exemplo, em uma defesa realizada em dois tempos, o cronômetro se inicia no momento do encaixe da bola.
Outra atualização no Brasileirão, a nova regra não apresentou resultados positivos na primeira rodada. Em uma partida do Flamengo, por exemplo, Rochet, do Internacional, reteve a bola em suas mãos por 17 segundos aos 45 minutos do primeiro tempo. Anthoni, que substituiu o uruguaio, teve um desempenho ainda pior, segurando a posse por 20 segundos nos acréscimos da etapa complementar.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: