A polêmica envolvendo a arbitragem de Néstor Pitana na primeira partida da semifinal entre Grêmio e Flamengo continua. No fim da tarde desta sexta-feira (04), a Conmebol divulgou os áudios do VAR que anularam três gols do Rubro-Negro Carioca, além de não ter expulsado o volante Michel por pisão em Gerson – o juiz só deu cartão amarelo ao gremista. Mesmo revelando a todos o conteúdo da conversa, as dúvidas não foram esclarecidas pelo lado carioca.
No primeiro gol anulado, de Everton Ribeiro após pegar rebote de Paulo Victor, o árbitro de vídeo chamou Pitana por ver uma falta de Gabigol em Kannemann na origem da jogada.“Olha se não fazem falta em Walter (Kannemann) antes. Há um empurrão claro do 9 (Gabigol) no 4 que faz ele cair, faz perder um tempo para defender”, alertou o assistente do VAR. “Falta clara, atrasa o defensor claramente. Vou com falta, não gol, somente falta fora da área”, concorda Pitana em seguida.
O segundo gol anulado do Flamengo por interferência da tecnologia é o que causa ainda mais indignação pelo lado rubro-negro. Até agora, revendo inúmeras vezes, é difícil chegar à conclusão de que Gabigol estava impedido, mas, na linha milimétrica,o árbitro na cabine pede primeiramente a aproximação máxima da câmera na posição de Gabigol e Kannemann. Ao ver a chuteira um pouquinho dentro da linha, Pitana marca infração. “A linha está tocando a chuteira branca, é impedimento confirmado”, confirma o árbitro.
Assíduo nas redes sociais, Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, mostrou sua indignação com a explicação de Pitana no impedimento e se manifestou através do Twitter. “Impedimento aonde?”, questionou o dirigente, exibindo as imagens e o áudio da conversa entre os assistentes do VAR e Pitana. No terceiro gol em revisão, também de Gabigol no segundo tempo quando o placar já mostrava 1 a 0 aos visitantes, o impedimento é mais claro para a arbitragem.
Em lance que já havia sido anulado pelo bandeirinha, o VAR avisa: “O joelho vejo claramente adiantado. A posição adiantada é correta, Pitana”. O árbitro segue com a decisão do assistente. Sobre o pisão de Michel em Gerson que Jorge Jesus pediu a expulsão do pupilo de Renato Gaúcho, o árbitro argentino foi alertado pelos companheiros de vídeo que o lance poderia resultar em expulsão.
Ao rever as imagens, o juiz discordou. “Falta e amarelo para o número 5 do Grêmio. Não acho que seja vermelho, porque o calcanhar está apoiado no chão, a intensidade é média”, justifica Pitana. De qualquer maneira, o Flamengo saiu da Arena do Grêmio com a vantagem do gol qualificado. No dia 23, o time de Jesus recebe o adversário para retornar à decisão da Libertadores após 38 anos.
Fonte: https://www.90min.com/pt-BR/posts/6469494-conmebol-divulga-audios-do-var-de-gremio-x-flamengo-e-marcos-braz-nao-poupa-farpas-a-arbitro?utm_source=RSS