O Flamengo divulgou o resultado mais uma vez inconclusivo de testes realizados com o técnico Jorge Jesus para o novo coronavírus.
Depois de informar que o português testou positivo fraco, ou seja, com baixa concentração do vírus, na tarde desta segunda-feira, o clube emitiu comunicado com a contraprova.
Nela, também não foi possível confirmar a presença do coronavírus, sobretudo pois Jesus não apresenta sintomas.
Um novo exame será feito nesta terça-feira.
“O Flamengo informa que a contraprova realizada pelo técnico Jorge Jesus trouxe resultado inconclusivo para o Covid-19. Por recomendação do laboratório responsável, o treinador fará nova coleta de materiais na manhã desta terça (17). O resultado sairá entre 24h e 48h”, informa o clube.
Últimos passos
A contaminação de Jorge Jesus com o novo coronavírus fez o técnico do Flamengo ficar isolado em sua casa no Rio em quarentena, mas essa é praticamente a mesma realidade do português em seu dia a dia no clube, desde que chegou ao Brasil e nos últimos dias.
Jesus não teve contato direto com o vice-presidente Mauricio Gomes de Mattos, que testou positivo esta semana e está internado em Brasília após acompanhar a delegação na Colômbia, pela Libertadores, e no Rio, pelo Estadual.
No avião e no ônibus, aliás, o treinador costuma andar sozinho. Na primeira fila em um e em outro meio de transporte, não divide assento com ninguém. Foi assim no trajeto para a partida da Libertadores contra o Junior Barranquilla, na semana retrasada, dia 4, e para o Maracanã, na semana passada, contra o Barcelona (EQU), dia 11, e no último sábado, para enfrentar a Portuguesa.
Os mais próximos a Jesus são o vice de futebol Marcos Braz e o diretor executivo Bruno Spindel, ambos testados negativos para o coronavírus. Outros que estão sempre ao lado do mister são o auxiliar João de Deus e o coachinh Evandro Motta, este com idade mais avançada.
Mesmo que tenha se locomovido em ambientes fechados sem dividir espaços com ninguém no Flamengo, Jorge Jesus convive com atletas, funcionários e dirigentes em outro ambiente fechado, o vestiário. E lá sim a confraternização é maior, sobretudo depois das vitórias.
Embora se hopede com a delegação com um quarto só para si, o treinador não fica isolado quando encontra familiares que costumam estar no Rio para visitá-lo. Nas últimas semanas, no entanto, eles voltaram para Portugal, e minimizaram a convivência recente. Por outro lado, o técnico esteve com seu agente, Bruno Macedo, que veio de Portugal ao Rio, se reuniu com Jesus, mas não apresenta sintomas.
No Flamengo, a contraprova e aguardada e sintomas de atletas e funcionários também para que novos testes sejam realizados. Enquanto isso, os jogadores estão em casa e os treinos cancelados até o fim da semana, pelo menos. Mesmo que Jesus nao tivesse apresentado um teste positivo a programação incluiria o isolamento no futebol.
O Ninho do Urubu permanecerá aberto, mas os funcionários foram todos mandados para suas casas. Há apenas plantão da segurança no Centro de Treinamento. A sede da Gávea segue fechada para sócios e visitantes até segunda ordem.