Mais de uma década se passou na vida de David Luiz desde a saída do Vitória para o Benfica até a estreia pelo Flamengo, que deve ocorrer na partida desta quarta-feira, 22, pela semifinal da Libertadores. Mais especificamente, foram 14 anos entre os dois momentos da vida do jogador. Com 34 anos, o zagueiro retorna ao futebol brasileiro, depois de passar por quatro clubes europeus – em um deles, registrou duas passagens.  

Abaixo, relembro outras estreias da carreira de David. 

Benfica

David Luiz chegou ao Benfica por meio de um empréstimo. Desembarcou em fevereiro e estreou em março de 2007 no clube, em um jogo contra o Paris Saint-Germain, no Parque dos Príncipes. Não foi o melhor desempenho do então camisa 23 e o clube português perdeu por 2 a 1, mas o motivou o suficiente para chamar atenção do público, no segundo jogo, pelo Campeonato Português.  

Leia também: David Luiz treina no Flamengo e escalação na Libertadores depende de Renato

— Sou privilegiado por tudo o que vivi. Nunca escondi o meu amor pelo Benfica pelos clubes por onde passei. No Benfica vivi o meu primeiro tudo. Era um menino, 19 anos, vinha de terceira divisão, tinha um contrato simples, de três a quatro meses. Vinha para tentar suprir a ausência de um grande jogador, Ricardo Rocha. Tudo aconteceu de forma tão real, pura, honesta. Entrei em Paris, o mundo caiu e depois fiz um bom jogo —, disse ele em entrevista ao “O Jogo”, em 2020, ao relambrar o período em Portugal.  

Os poucos meses logo se tornaram quatro anos, depois que o clube fez questão de adquirir todos os direitos do jogador, em maio daquele ano.  

Chelsea

Muito querido pelo Benfica, antes de fechar definitivamente com o Chelsea, negociou com o Real Madrid, Manchester City e Manchester United. Recebeu a camisa 4 e estreou em um clássico, contra o Liverpool, pela 26ª rodada do Campeonato Inglês.

Barcelona de Guayaquil: Veja pontos fortes e fracos do time que promete ‘causar danos’ ao Flamengo no Maracanã

Ele entrou em campo com apenas dois dias de treino na nova equipe, mas, naquele 6 de fevereiro de 2011 a sorte, mais uma vez, não sorriu a favor da estreia do zagueiro, que saiu do banco no segundo tempo e viu os Reds vencerem por 1 a 0.  

PSG

David Luiz chegou ao Paris Saint-Germain em 2014. A venda foi comentada, o clube francês desembolsou 50 milhões de euro pelo brasileiro, o que, à época, o tornou o defensor mais caro do mercado. 

Leia também: Jornais equatorianos destacam otimismo e desfalques, mas tratam Flamengo como favorito para a semifinal da Libertadores

Era um momento particularmente complicado, já que David Luiz vinha do desastroso 7 a 1 da Alemanha, na Copa do Mundo daquele ano. A estreia ocorreu em um amistoso contra o Napoli, no dia 11 de agosto, numa partida sem muitos diferenciais. Ao lado dele, Thiago Silva estava jogando pela primeira vez no francês. O placar fechou em 2 a 1 para o PSG.

 

Chelsea (de novo)

Na janela de transferências de 2016, o PSG vendeu o zagueiro de volta para o Chelsea. E, tal qual a primeira vez, o jogo de estreia foi também contra o Liverpool. E, novamente, saiu derrotado, com os Reds fechando a partida daquele 16 de setembro com um placar de 2 a 1. 

Arsenal

Em agosto de 2019, o Arsenal desembolsou cerca de 8 milhões de libras para ter o zagueiro brasileiro por duas temporadas. Estreou no dia 17 daquele mês, em um jogo contra o Burnley, pela Premier League, com uma vitória de 2 a 1.