De La Cruz será o 10º uruguaio da história do Flamengo; veja lista

Compartilhe com os amigos

O Flamengo acertou a contratação de Nicolás De La Cruz no último sábado (16), de olho na temporada 2024. Portanto, o uruguaio se juntará aos conterrâneos Arrascaeta e Varela no atual elenco rubro-negro. Dessa forma, o meia do River Plate (ARG) entrará na seleta lista de atletas nascidos no país vizinho a vestir o Manto Sagrado. Com isso, o Mengão agora passará a ter dez jogadores vindos daquela localidade na história.

Arrascaeta é, sem dúvidas, o maior nome da lista. Campeão 11 vezes pelo Flamengo, o meia ganhou títulos como Libertadores, Brasileirão, Copa do Brasil, Recopa, Supercopa e estaduais. No total, o camisa 14 fez 63 gols em 247 partidas. Com esses números, superou Petkovic no ranking de artilheiros estrangeiros do clube. Antes, porém, na década de 70, outro uruguaio também se destacou no Rubro-Negro.

Com 94 partidas, Ramirez só está atrás de Arrascaeta no número de jogos pelo Flamengo entre os uruguaios. O lateral direito dos anos 1977 e 1979 pode ser considerado o primeiro jogador do país a se destacar no Mengão. O ex-atleta ganhou dois Campeonatos Cariocas e um Troféu Palma de Mallorca.

Uma das contratações que mais chamou a atenção do torcedor rubro-negro no início do século foi de um uruguaio: Horacio Peralta. Afinal, o então dirigente Kleber Leite fez a aquisição através de vídeos recebidos em DVD. Com grandes clubes no currículo, como a Inter de Milão (ITA), o meia chegou com muitas expectativas na Gávea. Porém, decepcionou. Fez apenas 20 jogos e marcou quatro gols, mas ‘brilhou’ nas noites cariocas, já que carregava fama de festeiro.

Recentemente, Horacio Peralta voltou ao noticiário após vencer o programa de culinária ‘MasterChef Uruguai’. Pelo Flamengo, o ex-jogador participou da campanha do título da Copa do Brasil 2006, inclusive fazendo um gol importante, que classificou o Mengão contra o Asa de Arapiraca.

Além de Arrascaeta, o Flamengo conta com o lateral direito Varela. Quem também passou pelo clube foi Daryo Pereira, um dos maiores ídolos do São Paulo, mas por apenas dois meses. Outro grande nome do país na Gávea foi Manicera, que jogou a Copa do Mundo de 1966. No Mengão, o ex-atleta fez 70 jogos.

O primeiro uruguaio a jogar pelo Flamengo foi o zagueiro Ramirez, em 1938, com 11 partidas. Depois, o atacante Bucheli representou o país, com seis confrontos em 1945. Mendoza vestiu o Manto Sagrado entre 1966 e 1967, mas com apenas dois duelos.

Fonte: https://colunadofla.com/2023/12/de-la-cruz-sera-o-10o-uruguaio-da-historia-do-flamengo-veja-lista/

Share this content: