Defesa de Gabigol recorre à Corte Arbitral do Esporte em busca de efeito suspensivo

Gabigol deu um passo importante rumo ao retorno aos gramados. A defesa do atacante compareceu à Corte Arbitral do Esportes (CAS) na última terça-feira (02), buscando um pedido de efeito suspensivo. O jogador havia sido punido com uma suspensão de dois anos por ter cometido fraude em um exame antidoping no ano passado. O fato ocorreu em 08 de abril de 2023, o que significa que o camisa 10 ainda tem cerca de 350 dias de suspensão pela frente.

Segundo informações da ESPN, os representantes de Gabigol estiveram no CAS buscando a liberação do jogador, que atualmente não pode nem mesmo treinar com seus colegas no CT Ninho do Urubu. O Flamengo agora aguarda a análise do pedido de efeito suspensivo, que deve ocorrer em um prazo de aproximadamente dez a 15 dias.

Para solicitar o efeito suspensivo, a defesa de Gabigol irá argumentar a respeito do ‘periculum in mora’ (o perigo da demora) e do ‘fumus boni iuris’ (aparência do bom direito). Os representantes do jogador buscam celeridade na análise do caso, uma vez que a demora poderia resultar no cumprimento de grande parte ou até mesmo da totalidade da suspensão imposta.

Outro ponto relevante é a estreita margem de votação no Tribunal, com cinco votos a favor da pena e quatro contrários. Além disso, Gabigol apresentou resultado negativo em um novo exame, o que tem sido utilizado como argumento pela defesa. Outros atletas que testaram positivo recentemente receberam penas menores do que a do artilheiro.

Em 25 de março, o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) suspendeu Gabigol por dois anos devido à sua conduta em relação à equipe responsável pelos exames. A denúncia também aponta que o jogador não seguiu as regras básicas do procedimento, como no caso da entrega do recipiente de urina com a tampa aberta.

Apesar de ter a opção de suspender o contrato de Gabigol, o Flamengo continuará pagando os salários do jogador e oferecendo todo o suporte necessário ao ídolo do clube. Caso o efeito suspensivo seja concedido, o atleta poderá retornar às atividades diárias no Ninho do Urubu. Internamente, há um sentimento de otimismo no Rubro-Negro.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: