Principais adversários na disputa pelo título brasileiro e rivais no próximo sábado (14), quando se enfrentam pela rodada 19 da competição, Flamengo e Santos estão ‘interligados’ por um nome que sequer faz parte da realidade dos dois clubes atualmente: Abel Braga. Parece loucura, mas uma sequência de fatos envolvendo o veterano comandante culminaram no sucesso atual de rubro-negros e alvinegros.
aqui e siga o 90min no Instagram!
Como lembra o UOL Esportes, os dois gigantes terminaram a temporada passada com indefinição em suas respectivas comissões técnicas: enquanto Cuca havia confirmado que não seguiria na Vila, a continuidade Dorival Júnior não estava nos planos de nenhuma das chapas que concorria às eleições no Fla. Foi aí que santistas e rubro-negros iniciaram uma disputa ferrenha por Abel Braga, livre no mercado desde sua saída do Fluminense.
O clube da Gávea, com melhor proposta financeira, acabou vencendo o ‘cabo de guerra’ por Abel. A perda de seu nome prioritário conduziu o Peixe a pensar ‘fora da caixa’, buscando um nome de perfil totalmente oposto: Jorge Sampaoli. O risco se provou correto e as boas performances começaram a aparecer com o estrangeiro na área técnica. Com sua filosofia ofensiva e trabalho duro, o argentino rapidamente ascendeu ao posto de ídolo da torcida.
Ao mesmo tempo que Sampaoli prosperava na Vila, Abel sofria questionamentos na Gávea por privilegiar o jogo defensivo e não aproveitar as qualidades das grandes contratações feitas pelo clube em 2019. A opção foi pela ruptura do trabalho logo em junho e, inspirado na decisão ‘arrojada’ do rival alvinegro, o Flamengo também foi buscar seu novo comandante no exterior. Assim, Jorge Jesus chegou à Gávea, revolucionando o futebol rubro-negro.
Os sucessos ‘interligados’ de Flamengo e Santos serão testados um pelo outro no Maracanã no próximo sábado (14), em partida que definirá o campeão simbólico do primeiro turno.
Share this content: