Dirigente do Flamengo critica a CBF por não parar o Brasileirão durante a Copa América: ‘Entendo que é por interesse comercial’

O Clube de Regatas do Flamengo anunciou a contratação do atacante Carlinhos nesta sexta-feira (12), no Ninho do Urubu. Durante a coletiva de imprensa, Bruno Spindel, diretor executivo de futebol do time rubro-negro, expressou sua insatisfação com a postura da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em manter os jogos do Campeonato Brasileiro durante a realização da Copa América.

Durante a conversa, Bruno Spindel mencionou que, juntamente com outros 12 clubes, o Flamengo solicitou à CBF a suspensão das partidas do Campeonato Brasileiro durante a Copa América, para dar prioridade aos confrontos da competição internacional. No entanto, o pedido foi negado, provocando a indignação do dirigente rubro-negro.

Em suas palavras, Bruno Spindel afirmou: ‘O interesse de 13 clubes da Série A era não ter jogos durante a Copa América. Isso foi evidente. A CBF, aparentemente por motivos comerciais, optou por priorizar a Copa do Brasil. O mínimo que poderia ser feito era utilizar os lucros de 200 a 300 milhões de reais e distribuí-los entre os prejudicados. Pelo menos assim, poderia compensar a perda desses jogadores.’

‘A CBF alegou que a Copa do Brasil é um torneio mais relevante, de formato eliminatório, e que retirar jogadores dessa competição não seria viável. No entanto, ao retirar atletas durante 25% do campeonato, também se toma uma decisão. Além disso, a Copa do Brasil não é tão lucrativa como muitos pensam. A premiação é significativa apenas para os finalistas. Para os demais, os estaduais pagam mais. Um clube paulista recebe mais no Paulistão do que geralmente ganha na Copa do Brasil, a menos que chegue à final’, acrescentou o diretor do Flamengo.

‘Os times do Rio de Janeiro serão mais bem remunerados nos estaduais do que na Copa do Brasil, a menos que cheguem à final. Os 13 clubes da Série A deixaram claro que preferiam que o Brasileirão não fosse impactado desta maneira pela Copa América. A CBF afirmou compreender melhor os interesses dos clubes brasileiros do que os próprios clubes. Não acredito que compreenda mais do que os presidentes de cada clube sobre os interesses individuais de cada um’, concluiu.

A Copa América será realizada entre os dias 20 de junho e 14 de julho, nos Estados Unidos. Portanto, a CBF não interromperá o Campeonato Brasileiro nesse período. Como resultado, o Flamengo poderá enfrentar desfalques em até nove rodadas, caso seus jogadores avancem na competição.

O Flamengo conta com uma das equipes mais fortes da América do Sul, o que torna o clube alvo frequente de convocações durante as datas FIFA. Por exemplo, o Uruguai convoca Varela, Matías Viña, De La Cruz e Arrascaeta. Erick Pulgar é presença garantida na seleção chilena. Por fim, Dorival Júnior pode levar Gerson, Pedro e Léo Pereira para a Copa América.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: