A passagem de Carlos Noval pelo Flamengo chegou ao fim. Atualmente exercendo a função de diretor das categorias de base, o profissional, que dedicou 15 anos ao clube, expressou surpresa ao receber a notícia nesta sexta-feira (11). Em um comunicado oficial enviado à imprensa, o dirigente não disfarçou a decepção com seu desligamento.
“Infelizmente, meu ciclo chegou ao fim. Admito que fui pego de surpresa. Estava na minha sala no CT quando Paulo Dutra veio me informar que não tinha uma boa notícia para compartilhar, que o presidente havia decidido me demitir. Perguntei o motivo e ele apenas me disse que era devido a uma mudança de filosofia no clube. Na verdade, já presenciei e vivenciei muitas situações no futebol, e o que aconteceu comigo agora nem deveria me surpreender”, declarou Noval.
“Só posso agradecer a todos que colaboraram comigo durante todo esse período no Flamengo, ex-presidentes, dirigentes, treinadores, membros da comissão técnica, todos os atletas, os jovens que ajudei a revelar, funcionários do CT e à torcida, nosso bem mais precioso. A vida prossegue”, complementou.
No material enviado pela assessoria de Noval aos jornalistas, o ex-dirigente do Flamengo ressalta mais de 200 títulos conquistados em diversas categorias de base, incluindo Mundiais, Libertadores, Brasileiros, Copas do Brasil, Cariocas, entre outros. Além disso, o cartola enfatiza que colaborou na revelação de atletas como Vinicius Jr, Paquetá, João Gomes, Jorge, Samir, Jean Lucas, Reinier, Rodrigo Muniz, Lázaro, Léo Duarte, Yuri César, entre outros.
Dessa forma, além de seu trabalho nas categorias de base, Noval também desempenhou funções no grupo profissional entre 2018 e 2024. Ele atuou como diretor e, posteriormente, como gerente de transição. Essa não é a primeira alteração nas categorias inferiores do Flamengo. De fato, o clube já havia demitido o técnico do sub-20, Cleber dos Santos, e contratado o português Nuno Campos, que solicitou seu desligamento no mês anterior. Atualmente, Bruno Pivetti está à frente do time.
Em síntese, no mesmo comunicado de demissão de Noval, o Flamengo anunciou seu substituto: o português Alfredo Almeida. “Com ampla experiência na formação e desenvolvimento de atletas, Alfredo ingressou no clube em janeiro de 2025 e, desde então, tem trabalhado na estruturação de um projeto de integração entre o futebol profissional e as categorias de base. Agora, após uma decisão conjunta entre o presidente do clube, Luiz Eduardo Baptista, e o diretor técnico do futebol profissional, José Boto, ele assume integralmente o setor”, informou o Flamengo.
Publicado em colunadofla.com