Esportes

Dorival Junior busca recolocar a Seleção Brasileira como potência no futebol mundial

Em janeiro de 2024, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou Dorival Junior como o novo técnico da Seleção Brasileira. O lema adotado pela entidade foi de ‘novos horizontes para sonhar’. E, de fato, a equipe precisa despertar do pesadelo vivido em 2023, ano em que obteve os piores resultados esportivos de sua história.

A escolha de Dorival Junior para comandar a Seleção Brasileira ocorre em um momento de ascensão na carreira do treinador. Afinal, ele chega após duas temporadas consecutivas conquistando títulos expressivos. Em 2022, dirigindo o Flamengo, Dorival conquistou a Copa do Brasil e a Copa Libertadores da América. No ano seguinte, assumiu o São Paulo e novamente foi campeão da Copa do Brasil.

Este artigo foi escrito por MightyTips. Visite MightyTips para outros artigos e para nossas prévias diárias gratuitas de futebol!

Aproveitando a boa imagem junto a duas grandes torcidas do país, Dorival procurou em seu primeiro discurso aproximar a Seleção dos torcedores. Na coletiva de apresentação, o técnico afirmou: ‘Estou aqui para realizar a primeira convocação: a dos torcedores brasileiros. Que acreditem mais na Seleção, que vivam mais a Seleção.’

A postura de Dorival reflete também a estratégia política da CBF. Acredita-se que a capacidade de gerenciar o grupo e adaptar-se sejam aspectos fundamentais para o sucesso da equipe neste ano: ‘Nosso momento é desafiador. Não há culpados ou interferências, nada disso. O que precisamos agora é buscar soluções.’

Apesar da empolgação com a chegada do treinador e da ideia de que Dorival Junior é a escolha certa para liderar a Seleção Brasileira até a Copa do Mundo de 2026, ele não foi a primeira opção da CBF.

Inicialmente, a entidade planejava ter o italiano Carlo Ancelotti, do Real Madrid. Com isso, a Seleção Brasileira teria Fernando Diniz como técnico interino até junho deste ano. No entanto, Ancelotti decidiu renovar com o clube espanhol.

Diante da mudança de planos, a CBF agiu rapidamente, sob a liderança do presidente Ednaldo Rodrigues. O mandatário demitiu Fernando Diniz, que ficaria até o final da Copa América, e fez a proposta para Dorival Junior.

Dorival estava no São Paulo desde janeiro de 2023, quando assumiu o cargo de treinador após a saída de Rogério Ceni. Sob sua orientação, a equipe paulista evoluiu e se tornou mais competitiva. Assim, aos 60 anos de idade, Dorival Junior ratificou seu crescimento na carreira.

Com amistosos marcados para os dias 23 e 26 de março, contra Inglaterra e Espanha, respectivamente, Dorival Junior já divulgou a lista de convocados para os novos desafios da Seleção Brasileira. Curiosamente, o treinador chamou vários jogadores com quem trabalhou no Flamengo.

Ayrton Lucas foi lembrado para a lateral esquerda, enquanto no meio-campo outros três atletas que atuaram no Flamengo sob o comando de Dorival foram convocados: João Gomes (2022), Andreas Pereira (2022) e Lucas Paquetá (2018).

Após sua brilhante passagem pelo Flamengo em 2022, há a expectativa de que outros jogadores do clube sejam convocados para a Seleção Brasileira. É o caso, por exemplo, do atacante Pedro. Artilheiro do Flamengo na atual temporada, o jogador foi titular com Dorival, sendo inclusive o artilheiro da Libertadores e eleito o melhor jogador da competição.

Outro jogador que alimenta a esperança de ser convocado para a Seleção é o lateral direito Rodinei. Titular absoluto com Dorival em 2022, o jogador atualmente defende o Olympiacos, da Grécia, e atravessa um bom momento na carreira. Contudo, aos 32 anos, enfrenta um desafio maior para integrar o próximo ciclo visando a Copa do Mundo.

Após os amistosos contra Inglaterra e Espanha, Dorival terá mais dois jogos com a Seleção Brasileira, contra México e EUA, nos dias 08 e 12 de junho. Em seguida, o treinador fará a convocação para a Copa América, que terá início em 20 de junho.

Publicado em colunadofla.com

Share this content:

Redação Flamengo RJ

Recent Posts

Rossi avalia momento e projeta jogo com Atlético-MG: “Final”

A trajetória de Agustín Rossi no Flamengo completa um ano nesta segunda-feira (01). Após um…

4 horas ago

Braz se posiciona de forma clara sobre interesse de clubes em Gabigol, do Flamengo

O Flamengo saiu vitorioso diante do Cruzeiro por 2 a 1, mantendo a liderança no…

5 horas ago

Jogador do Cruzeiro minimiza superioridade do Flamengo e culpa detalhe na bola parada pela derrota

O Flamengo entrou em ação na noite do último domingo (30) e garantiu mais três…

6 horas ago

Auxiliar de Tite revela futuro de Gabigol no Flamengo

Em meio a negociações com outras equipes, Gabigol está prestes a sair do Flamengo. Para…

6 horas ago

Tite faz apelo para a torcida do Flamengo após vaias a Lorran e cita Zico

Na vitória do Flamengo sobre o Cruzeiro, por 2 a 1, praticamente tudo foi comemoração…

6 horas ago

This website uses cookies.