Esportes

Dorival Junior busca recolocar a Seleção Brasileira como potência no futebol mundial

Em janeiro de 2024, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou Dorival Junior como o novo técnico da Seleção Brasileira. O lema adotado pela entidade foi de ‘novos horizontes para sonhar’. E, de fato, a equipe precisa despertar do pesadelo vivido em 2023, ano em que obteve os piores resultados esportivos de sua história.

A escolha de Dorival Junior para comandar a Seleção Brasileira ocorre em um momento de ascensão na carreira do treinador. Afinal, ele chega após duas temporadas consecutivas conquistando títulos expressivos. Em 2022, dirigindo o Flamengo, Dorival conquistou a Copa do Brasil e a Copa Libertadores da América. No ano seguinte, assumiu o São Paulo e novamente foi campeão da Copa do Brasil.

Este artigo foi escrito por MightyTips. Visite MightyTips para outros artigos e para nossas prévias diárias gratuitas de futebol!

Aproveitando a boa imagem junto a duas grandes torcidas do país, Dorival procurou em seu primeiro discurso aproximar a Seleção dos torcedores. Na coletiva de apresentação, o técnico afirmou: ‘Estou aqui para realizar a primeira convocação: a dos torcedores brasileiros. Que acreditem mais na Seleção, que vivam mais a Seleção.’

A postura de Dorival reflete também a estratégia política da CBF. Acredita-se que a capacidade de gerenciar o grupo e adaptar-se sejam aspectos fundamentais para o sucesso da equipe neste ano: ‘Nosso momento é desafiador. Não há culpados ou interferências, nada disso. O que precisamos agora é buscar soluções.’

Apesar da empolgação com a chegada do treinador e da ideia de que Dorival Junior é a escolha certa para liderar a Seleção Brasileira até a Copa do Mundo de 2026, ele não foi a primeira opção da CBF.

Inicialmente, a entidade planejava ter o italiano Carlo Ancelotti, do Real Madrid. Com isso, a Seleção Brasileira teria Fernando Diniz como técnico interino até junho deste ano. No entanto, Ancelotti decidiu renovar com o clube espanhol.

Diante da mudança de planos, a CBF agiu rapidamente, sob a liderança do presidente Ednaldo Rodrigues. O mandatário demitiu Fernando Diniz, que ficaria até o final da Copa América, e fez a proposta para Dorival Junior.

Dorival estava no São Paulo desde janeiro de 2023, quando assumiu o cargo de treinador após a saída de Rogério Ceni. Sob sua orientação, a equipe paulista evoluiu e se tornou mais competitiva. Assim, aos 60 anos de idade, Dorival Junior ratificou seu crescimento na carreira.

Com amistosos marcados para os dias 23 e 26 de março, contra Inglaterra e Espanha, respectivamente, Dorival Junior já divulgou a lista de convocados para os novos desafios da Seleção Brasileira. Curiosamente, o treinador chamou vários jogadores com quem trabalhou no Flamengo.

Ayrton Lucas foi lembrado para a lateral esquerda, enquanto no meio-campo outros três atletas que atuaram no Flamengo sob o comando de Dorival foram convocados: João Gomes (2022), Andreas Pereira (2022) e Lucas Paquetá (2018).

Após sua brilhante passagem pelo Flamengo em 2022, há a expectativa de que outros jogadores do clube sejam convocados para a Seleção Brasileira. É o caso, por exemplo, do atacante Pedro. Artilheiro do Flamengo na atual temporada, o jogador foi titular com Dorival, sendo inclusive o artilheiro da Libertadores e eleito o melhor jogador da competição.

Outro jogador que alimenta a esperança de ser convocado para a Seleção é o lateral direito Rodinei. Titular absoluto com Dorival em 2022, o jogador atualmente defende o Olympiacos, da Grécia, e atravessa um bom momento na carreira. Contudo, aos 32 anos, enfrenta um desafio maior para integrar o próximo ciclo visando a Copa do Mundo.

Após os amistosos contra Inglaterra e Espanha, Dorival terá mais dois jogos com a Seleção Brasileira, contra México e EUA, nos dias 08 e 12 de junho. Em seguida, o treinador fará a convocação para a Copa América, que terá início em 20 de junho.

Publicado em colunadofla.com

Share this content:

Redação Flamengo RJ

Recent Posts

Pulgar avança em marca histórica no Flamengo enquanto negocia renovação de contrato

Erick Pulgar, um dos jogadores mais destacados da equipe liderada por Filipe Luís, possui contrato…

35 minutos ago

Flamengo e Fortaleza apresentam média de 3 gols por partida em jogo chuvoso

Nos últimos cinco confrontos entre Flamengo e Fortaleza, um total de 15 gols foi registrado.…

1 hora ago

Fabiano de Abreu: ‘Gabigol se despede de forma melancólica, após driblar o futebol e se aproximar da mídia’

Ao longo dos anos, tenho observado e comentado sobre as repercussões do narcisismo no futebol,…

1 hora ago

Gerson e Flamengo estão próximos de renovar contrato com cláusula de multa alta

O Flamengo continua a se organizar para a temporada de 2025. Não é por acaso…

2 horas ago

Bap rejeita a nomeação de Zico para a diretoria do Flamengo: ‘Pode prejudicar a imagem’

As eleições para a presidência do Flamengo continuam a provocar agitações nos bastidores do clube.…

2 horas ago

Fluminense e Fortaleza se enfrentam na 34ª rodada do Brasileirão nesta sexta-feira

A 34ª rodada do Campeonato Brasileiro teve início na quarta-feira (20), com a realização de…

3 horas ago

This website uses cookies.