Com a eleição para presidente do Flamengo marcada para este sábado, o clube concentra forças para iniciar o trabalho de reformulação no departamento de futebol a partir de segunda-feira. A primeira medida deve ser antecipar as férias dos atletas após o jogo desta sexta-feira, contra o Sport, em que o Flamengo apenas cumpre tabela no Brasileiro. Os jogadores iniciariam um descanso prolongado após temporada desgastante e emendada com a de 2020.

A prioridade a partir de então será encontrar um novo treinador. Com os nomes preferidos sobre a mesa, o departamento de futebol aguarda a aprovação do orçamento para a temporada 2022, já tendo enviado à diretoria uma previsão de aumento nos investimentos na comissão técnica. Com a noção de quanto poderá gastar, o vice de futebol Marcos Braz e o diretor Bruno Spindel partirão rumo às negociações diretas com os candidatos.

Atualmente, os nomes de Marcelo Gallardo, do River Plate, e Carlos Carvalhal, do Braga, são apontados como preferências e sonhos antigos. Ambos, no entanto, exigiriam que o Flamengo gastasse por ano um valor bem maior do que o investido nos últimos treinadores. O desafio passa também pela vontade dos técnicos de trabalharem no Brasil.

Com os alvos definidos, a escolha passará pela viabilidade do mercado e pelas ideia de jogo e de futebol dos técnicos. O eleito terá a responsabilidade de reformular o departamento de futebol e também fazer ajustes no elenco, considerado envelhecido.

O orçamento para 2022 não prevê muitos investimentos em aquisição de jogadores. O clube terá que fazer contratações pontuais e as posições consideradas carentes hoje são o meio-campo, sobretudo um reserva para Arrascaeta, o gol e a lateral-esquerda.

Será próximo treinador que fará essa avaliação de elenco e dos profissionais da comissão técnica para trazer o seu estafe. Antes disso, o Flamengo já recebe as primeiras ofertas e deve negociar Max, meia da base, e Rodinei, lateral com vínculo até o fim de 2022, para o futebol dos Estados Unidos. Mas também aguarda o pleito.

A intenção é abrir espaço na cara folha salarial para novas contratações, mesmo que por empréstimo.

O departamento médico, alvo de muitas críticas, também corre risco de uma troca de comando. Até o momento o Flamengo tem trabalhado com cautela no aguardo da eleição e do fim da temporada 2021. Mas em breve precisará acelerar suas decisões.

Atual presidente do Flamengo, Rodolfo Landim (Chapa Roxa) concorrerá à reeleição contra Marco Aurélio Asseff (Chapa Azul), Ricardo Jorge de Goes Hinrichsen (Chapa Branca) e Walter de Oliveira Monteiro (Chapa Ouro). A votação ocorre na sede da Gávea de 8h às 21h deste sábado.