Sem categoria

Em 2007, Madura goleou o Fla, foi à decisão, mas parou em “algoz” Souza

Com a melhor campanha entre os times pequenos nesta Taça Guanabara, o Madureira já se garantiu nas semifinais da competição. Mas, afinal, você se lembra da última vez em que o Tricolor Suburbano avançou de fase neste primeiro turno do Campeonato Carioca? Pois bem, aconteceu em 2007, após uma goleada histórica sobre o Flamengo na última rodada da primeira fase. Sob o comando de Alfredo Sampaio e liderado por nomes como Odvan, Djair e Maicon, hoje no Grêmio, o Madura não só avançou às semifinais como fez a decisão daquela Taça Guanabara diante do Flamengo.

No primeiro turno do estadual de 2007, o Madureira avançou na liderança do Grupo B, deixando a segunda colocação para o Flamengo e o Botafogo, que sequer se classificou. Na última rodada da primeira fase, o Tricolor Suburbano aplicou, ainda, uma goleada sobre o já classificado Rubro-Negro por 4 a 1, que completa 10 anos nesta sexta-feira (17). O Madura contou com uma atuação histórica do atacante Marcelo Mariola, que já havia defendido o próprio Fla, e que marcou os quatro gols em cima do ex-clube no Estádio Moça Bonita. O atacante foi o segundo jogador a marcar quatro gols em cima do Fla na história – o primeiro foi o húngaro Ferenc Puskás, em 1957, em um amistoso pelo Honvéd – e o único em partidas oficiais. (Veja os gols daquela partida no vídeo acima).

Nas semifinais, o Madureira encarou o tradicional America, dirigido àquela altura por Aílton Ferraz e que tinha, no elenco, os veteranos Júnior Baiano, Marco Brito e Válber. O Tricolor Suburbano acabou levando a melhor e venceu, de virada, por 2 a 1 no Maracanã, com gols de Marcelo Mariola e Odvan – Leandro Chaves descontou para o Mecão.

Na decisão, o Madureira reencontrou o Flamengo, comandado pelo técnico Ney Franco. No jogo de ida no Maracanã, nova surpresa: o Tricolor Suburbano abriu vantagem ao vencer por 1 a 0. O gol da vitória foi marcado pelo hoje gremista Maicon, aos 21 anos na época. O Rubro-Negro, no entanto, não deu chances ao rival na volta. Com dois gols de Souza Caveirão, que por sinal hoje defende o próprio Madureira, o Fla aplicou 4 a 1 e acabou ficando com o título da Taça Guanabara. Renato Augusto e Renato Abreu completaram o placar – Léo Fortunato descontou para o Madureira. (Veja os gols do segundo jogo da decisão da Taça Guanabara no vídeo abaixo).

Agora, 10 anos depois, o Madureira volta a se infiltrar no meio dos grandes. Sob o comando de PC Gusmão e também com medalhões, como Souza, Júlio Cesar e Soares, o Tricolor surpreende e segue invicto no Carioca. Em quatro jogos disputados, são três vitórias e apenas um empate. Neste sábado, o clube reencontra o algoz de 2007, Flamengo, na última rodada da primeira fase. Caso vença, terminará na liderança do Grupo A. A partida acontece às 19h30 no Estádio Raulino de Oliveira.

+ Confira a classificação completa do Campeonato Carioca

Veja alguns destaques do Madureira que foi à final da Taça Guanabara de 2007:
Odvan
Na época com 33 anos, Odvan era um dos jogadores mais experientes do Madureira e um dos líderes do elenco. Com passagens por grandes clubes do futebol carioca, como Fluminense e Botafogo, o zagueiro brilhou mesmo no Vasco, onde foi campeão Brasileiro, da Mercosul e da Libertadores. Ele também atuou pela seleção brasileira no título da Copa América de 1999 e na campanha da Copa das Confederações, no mesmo ano. 

Marcelo Mariola
Marcelo Mariola foi o artilheiro do Campeonato Carioca de 2007, ao lado de Dodô, do Botafogo. Com 13 gols na competição, Marcelo ganhou projeção após marcar quatro vezes naquela goleada do Madureira para cima do Flamengo, seu ex-clube, pela última rodada da fase de classificação da Taça Guanabara. Jogou por várias equipes brasileiras e do exterior, com destaque para Fluminense, Atlético-PR e Atlas-MEX. Atualmente está no Serrano, da Segunda Divisão do Rio.

Maicon
Formado pelo Fluminense, o volante conseguiu a sua afirmação nos profissionais pelo Madureira entre 2006 e 2007. O jogador brilhou no Tricolor Suburbano durante a sua passagem pelo Tricolor, principalmente em 2006, no vice-campeonato carioca. Em 2007, após se destacar no time que foi à decisão da Taça Guanabara, foi vendido para o MSV Duisburg, da Alemanha. Voltou ao Brasil em 2009, para atuar no Figueirense. Desde então, passou pelo São Paulo e hoje defende o Grêmio, onde é o capitão da equipe e uma das referências do time comandado por Renato Gaúcho.

Djair
O meia era outro jogador experiente do elenco do Madureira, na época com 35 anos. Com passagens por grandes clubes brasileiros como Flamengo, Internacional, Botafogo, Fluminense, Corinthians e Cruzeiro, o jogador chegou a atuar pela seleção brasileira em alguns amistosos. Foi o capitão do Tricolor Suburbano naquele Campeonato Carioca de 2007 e um dos líderes do elenco comandado por Alfredo Sampaio.

Léo Fortunato
Léo Fortunato foi um dos melhores zagueiros daquele Carioca de 2007. Com a campanha do Madureira, foi rapidamente negociado com o Cruzeiro. Apesar ter recebido oportunidades no time mineiro por quatro temporadas, não conseguiu empolgar. Foi vendido ao Braga-POR e, no retorno ao Brasil, rodou por times como Vitória, Boa Esporte e, atualmente, defende o ABC.

Com 10 pontos, o Madureira está classificado para a semifinal da Taça Guanabara. A equipe volta a campo neste domingo, às 17h, para enfrentar o Flamengo, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/rj/serra-lagos-norte/futebol/noticia/2017/02/em-2007-madura-goleou-o-fla-foi-decisao-mas-parou-em-algoz-souza.html

Share this content:

Redação Flamengo RJ

Share
Published by
Redação Flamengo RJ

Recent Posts

Data do julgamento de Paquetá por possível participação em apostas é marcada pela Federação da Inglaterra

Lucas Paquetá está aguardando ansiosamente para descobrir se será sancionado ou não por sua suposta…

6 horas ago

Ayrton Lucas elogia Filipe Luís e revela sua principal característica como técnico do Flamengo

Na partida contra o Corinthians, Alex Sandro marcou o único gol do jogo. Já diante…

7 horas ago

Ex-jogador do Flamengo vence eleição e é eleito prefeito de cidade em Minas Gerais

Marcos Braz e Cacau Cotta não têm motivos para comemorar o resultado das eleições deste…

8 horas ago

Filipe Luís fala abertamente sobre a disputa na lateral esquerda do Flamengo

Antes de se tornar treinador, Filipe Luís deixou sua marca na lateral esquerda, estabelecendo um…

8 horas ago

Marcos Braz e outro dirigente do Flamengo são derrotados em eleição para vereador do Rio de Janeiro

No último domingo (06), o vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, viu seu sonho…

10 horas ago

Gerson fala sobre gesto peculiar feito para Alcaraz durante partida do Flamengo contra o Bahia

O capitão da equipe, Gerson, demonstrou uma postura de liderança no último sábado (05). Nos…

10 horas ago

This website uses cookies.