Há 14 edições o campeonato estadual de basquete do Rio de Janeiro não conhece outro campeão que não o Flamengo. Nesta sexta-feira, num decisivo jogo 3 da final do campeonato carioca manchado por uma grande confusão ainda no primeiro quarto, o Flamengo venceu o Botafogo por 83 a 74 e se sagrou campeão mais uma vez. Agora, o time da Gávea acumula 45 títulos estaduais. O Flamengo havia vencido o jogo 1 com tranquilidade, e no jogo 2, o Botafogo reagiu em casa. Os destaques da conquista do Rubro-Negro foram Marquinhos (27 pontos) e Rafael Mineiro (17 pontos).
Confusão entre torcidas organizadas
Por determinação do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), os clássicos do campeonato carioca de basquete têm sido disputados com torcida única. Mas isso não impediu que nesta sexta-feira uma confusão tomasse corpo no terceiro e decisivo jogo da grande final.
Ainda no primeiro quarto, bombas foram atiradas do lado de fora do ginásio e alguns torcedores do Botafogo tentaram invadir o local da partida. Uma parte da torcida do Flamengo correu para dentro da sede do Tijuca, e a outra, para fora do ginásio a fim de confrontar os botafoguenses. Houve muita confusão nas arquibancadas.
No momento em que a confusão teve início, o Botafogo vencia a partida por 26 a 16. Após mais de meia hora de paralisação, torcedores do Flamengo entraram na quadra para reivindicar intervenções por causa do incidente. Os seguranças tiveram que atuar, e em seguida, a polícia militar. Depois de conversas na quadra e uma hora e meia de espera, a decisão de seguir com a partida foi delegada ao Botafogo, que optou por seguir o jogo.
Como foi a série decisiva
Jogo 1 – Flamengo 88 X 59 Botafogo
Jogo 2 – Botafogo 80 x 79 Flamengo
Jogo 3 – Flamengo 83 x 74 Botafogo
Quintetos iniciais do jogo 3
Botafogo:
Cauê, Du Sommer, Coelho, Boracini e Lucas Mariano
Flamengo:
Franco Balbi, Marquinhos, Jhonatan Luz, Olivinha e Rafael Mineiro
O jogo
Assim como no jogo 2, os primeiros dois minutos foram cheios de intensidade e equilíbrio, com os times se alternando na liderança. No Fla, Marquinhos comandava o ataque, e do lado alvinegro, o Botafogo conseguia a primeira boa vantagem da noite graças a Boracini e Cauê Borges, que mostravam inspiração. O time alvinegro manteve a crescente, trabalhou bem na defesa e deslanchou no placar para fechar o primeiro quarto com a vitória por 19 a 26.
No segundo quarto, após uma interrupção de uma hora e meia em função da confusão causada pelos torcedores, Marquinhos deu sequência ao seu show, ajudando o Flamengo a assumir a liderança no placar. Deryk saiu do banco e apareceu com boa contribuição. Ao fim do primeiro tempo, o Flamengo vencia por 44 a 40.
Se no primeiro tempo Marquinhos foi dominante, no terceiro quarto Rafael Mineiro pediu passagem com ações dentro do garrafão. Ao ver o Flamengo abrir 7 pontos, o técnico Léo Figueiró pediu tempo na tentativa de arrumar a casa. Em seguida, um susto. Depois de uma disputa com Deryk, Jackson caiu desacordado, teve que sair de maca e ficou bem. Ao fim da parcial, o Flamengo vencia por 67 a 60.
No último quarto, o Botafogo não desanimou pela desvantagem no placar e arrancou um início de parcial melhor, empatando em 67 a 67. Mas o Flamengo foi implacável e manteve a liderança nos minutos seguintes. Balbi e Olivinha fizeram cestas cruciais a três minutos do fim, e o Botafogo sentiu o golpe. O Flamengo dominou nos minutos finais e garantiu seu 14º título estadual seguido, vitória por 83 a 74.