Sem categoria

Em Rondônia, torcedor “louco” pelo Flamengo usa uniforme até na igreja

Do chão ao teto da casa, o amor pelo Flamengo se mostra em cada detalhe da decoração. O comerciante José Bento Frota da Silva, mais conhecido como Bentinho do Flamengo, atualmente com 64 anos, tem um santuário dedicado ao clube na própria casa com aproximadamente mil objetos personalizados. O morador de Guajará-Mirim se considera “louco” pelo time e não tira o uniforme preto e vermelho nem para ir à igreja. 

– Primeiro Deus, depois só o Flamengo. Nem na igreja deixo de usar o manto sagrado. Minha esposa, família e amigos já sabem desse meu carinho e entendem, já outros me chamam de doido – declara Bentinho.

Torcedor do Flamengo há 52 anos, Bentinho é dono de um bar, que assim como a casa, é todo personalizado. A coleção de objetos com o escudo do clube impressiona pela variedade e quantidade. No santuário particular são acumulados cerca de mil peças entre chaveiros, camisas, bandeiras, pôsteres, copos, toalhas, calças, relógios, bichos de pelúcia, rede, capas de sofá, além da moto e o capacete personalizados. O piso dos cômodos e azulejos do banheiro também são rubro-negro.

Bento conta que começou a torcer pelo time carioca no final dos anos 60, quando tinha 12 anos. Na época não tinha televisão em casa e acompanhava os jogos pelo rádio, nascendo assim um amor à primeira voz, cada vez que o narrador gritava gol. 

– Era mágico ouvir aquele cara narrando os lances e gritando por mais de 30 segundos o gol. Não via nada, mas podia imaginar o lance e a emoção no estádio, isso me deixava fascinado. Depois veio a televisão e ai a emoção foi mais forte, pois agora podia ver os jogadores e acompanhar lance a lance. Vi muitos passarem pelo time, mas alguns viraram ídolos da torcida. Os meus são Zico, Andrade, Nunes, Maestro Júnior, Adílio, Romário, Bebeto, Petkovic, Adriano Imperador e Ronaldo Angelim – diz Bento.

Hoje, só usa roupas que tenham ligação com o time, o que inclui as cuecas. Em dia de jogo, segue um ritual quase que religioso, pintando todas as unhas das mãos de vermelho e preto.

Apesar de nunca ter sido atleta profissional, Bentinho viveu momentos de glória no futebol amador do município, nas décadas de 70 e 80, quando jogava de centroavante. Ele lembra que foi tricampeão municipal pelo Marechal Rondon em 1972, 1973 e 1974, mas a conquista mais especial foi um vice com o Flamengo de Guajará-Mirim, que para ele valeu como um título.

– Eu não era um craque, mas deixava meus golzinhos. Ganhei vários títulos no amador, mas o que mais marcou mesmo foi o vice que ganhei jogando pelo Mengão, em 83. Aquele foi meu auge – relembrou o flamenguista.  

Sobre a campanha atual do time no Campeonato Brasileiro, Bento acredita que até a última rodada a briga pelo título estará indefinida. A vantagem de sete pontos do líder Palmeiras incomoda, mas pode ser revertida durante as quatro rodadas que faltam para encerrar a competição. Como os tempos não são os mais fáceis, a torcida é por um um tropeço do Verdão.

– Ainda existe chance, então vamos brigar até o fim. O Porco e o Peixe tem que perder os próximos jogos, e a gente vencer, assim tudo fica na santa paz. O bom flamenguista acredita em milagre e na reação do time. Quem não lembra do gol do Petkovic aos 43 minutos do segundo tempo, quando a torcida do Bacalhau já comemorava o título? Pet é lenda e aquele gol foi histórico. A história pode se repetir – comentou o torcedor.

Por fim, depois de relembrar grandes jogos e gols marcantes, Bentinho afirma que o maior sonho é um dia conhecer o Maracanã e assistir o clássico Fla-Flu.

– Perder sempre dói muito e deixa uma tristeza na gente, mas esse ano ser eliminado pelo Vasco duas vezes no Campeonato Carioca foi demais, fico maluco com isso. O título mais importante é o Mundial de Clubes, não tem como não ser. Ganhamos do Liverpool por 3 a 0 e lembro que acompanhei a partida pelo rádio às 2h da madrugada. O sonho da minha vida é ir no Maraca e ver Flamengo e Fluminense, depois disso acho que não faltaria mais nada – finaliza.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/ro/futebol/noticia/2016/11/em-rondonia-torcedor-louco-pelo-flamengo-usa-uniforme-ate-na-igreja.html

Share this content:

Redação Flamengo RJ

Share
Published by
Redação Flamengo RJ

Recent Posts

Palpite Palestino x Flamengo: Confira as odds, dicas e prognósticos para o jogo de 07/05/2024

Confira todas as informações sobre o palpite do jogo entre Palestino e Flamengo, que se…

3 minutos ago

Cebolinha realiza treino no campo e aumenta possibilidade de retorno ao Flamengo na Libertadores

O retorno de Everton Cebolinha está se aproximando cada vez mais. Após um período afastado…

48 minutos ago

Flamengo treina no CT do Corinthians antes de partida pela Libertadores

Após empatar em 1 a 1 com o Red Bull Bragantino no último sábado (04),…

2 horas ago

Dirigente do Flamengo responde a crítica de Braz sobre a tabela do Brasileirão: “Agora é difícil a mudança”

O tema da arbitragem foi o centro das atenções após o jogo entre Flamengo e…

2 horas ago

Braz critica tabela do Brasileirão: “Hoje não teve jogo às 11h? É quem grita que não joga?”

Neste fim de semana, a quinta rodada do Campeonato Brasileiro será movimentada por sete jogos.…

4 horas ago

Tite pede desculpas a Igor Jesus após substituição no 1º tempo em partida do Flamengo

No empate do Flamengo contra o Red Bull Bragantino, no último sábado (04), um lance…

4 horas ago

This website uses cookies.