Empresa mexicana reconhece possibilidade de eliminação de rival do Flamengo no Mundial

O Flamengo já tem ciência dos adversários que enfrentará no Mundial de Clubes, programado para ocorrer entre junho e julho. Contudo, um dos rivais pode ser alterado. Isso porque dois clubes pertencentes ao empresário mexicano Jesús Martínez Patiño – León (MEX) e Pachuca (MEX) – estão classificados para a competição. Conforme estipulado pelo regulamento da FIFA, essa situação não é permitida. Portanto, o grupo já reconhece uma grande probabilidade de que um deles não compareça aos Estados Unidos.

Conforme reportado pela ESPN do México, a FIFA deve esclarecer, nos próximos dias, a situação dos times mexicanos. No entanto, ainda segundo a mídia, há um clima de pessimismo quanto à presença dos dois clubes no Mundial. O León caiu no Grupo D, ao lado de Flamengo, Chelsea (ING) e Espérance de Tunis (TUN).

O regulamento 10 do Mundial de Clubes estabelece que: ‘nenhuma pessoa física ou jurídica pode controlar ou exercer influência sobre mais de um clube participante da competição’. Em sua defesa, Jesús argumenta que Pachuca e León são administrados de forma independente, apesar de pertencerem ao mesmo conglomerado.

O clube que denunciou à FIFA e à Corte Arbitral do Esporte a situação dos clubes mexicanos é o Alajuelense, da Costa Rica. O Alajuelense, atual campeão da Taça Centro-Americana, acredita que deve herdar a vaga no Mundial de Clubes e pode integrar o grupo do Flamengo.

Se o Pachuca for o clube escolhido para ser excluído do Mundial, será necessário realizar uma alteração no Grupo H, que conta com Al Hilal, da Arábia Saudita, Red Bull Salzburg, da Áustria, e Real Madrid, da Espanha. Entretanto, ambos os times mexicanos afirmam estar tranquilos quanto à situação.

‘Em relação às informações divulgadas por diversos veículos de comunicação, desejamos afirmar que não recebemos nenhuma notificação da FIFA ou do Tribunal Arbitral do Esporte ou de qualquer outra organização sobre nossa participação na Copa do Mundo de Clubes de 2025. Queremos assegurar aos nossos torcedores que atendemos a todos os requisitos e enviamos a documentação necessária às autoridades competentes’, escreveu o Pachuca.

‘Continuamos nossos preparativos para a Copa do Mundo de Clubes como fizemos desde o primeiro dia em que garantimos nosso lugar neste torneio’, destacou o León. O confronto contra o Flamengo está agendado para o dia 24 de junho, às 22h (horário de Brasília), em Orlando, Flórida, Estados Unidos.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: