A história teve início na temporada de 1969. Naquele período, a maioria dos torcedores do Flamengo era composta por pessoas de baixa renda, predominantemente negras e oriundas da periferia. Por esse motivo, os rivais exploravam essa questão social para lançar ofensas à torcida do clube, conhecido como o Mais Querido.
Um dos xingamentos mais recorrentes entre os adversários do Flamengo era a referência ao urubu. Os torcedores rubro-negros, naturalmente, não apreciavam tais expressões. No entanto, tudo mudou no dia 1º de junho de 1969, véspera de um clássico contra o Botafogo, onde o Mais Querido saiu vitorioso com o placar de 2 a 1.
De acordo com informações divulgadas pelo site oficial do Flamengo, quatro indivíduos (Luiz, Romilson, Victor e Erick), que estavam fartos dos insultos racistas, decidiram levar um urubu ao Maracanã. Os quatro amigos encontraram o pássaro em um lixão e o envolveram em um lençol para entrar no ‘Templo Sagrado’ com o que se tornaria o novo mascote do clube.
Conseguindo passar pela segurança do Maracanã, os amigos enrolaram o urubu em uma bandeira do Flamengo. Assim, poucos minutos antes do início da partida, os torcedores rubro-negros soltaram a ave, que pousou no gramado do ‘Templo Sagrado’.
Naquela ocasião, a torcida do Flamengo começou a entoar: ‘É urubu, é urubu!’. Portanto, a partir daquele instante, os rubro-negros passaram a enxergar o pássaro de uma nova maneira e o acolheram como o novo mascote do Mais Querido.
— Assim que o animal, ostentando uma bandeira do Flamengo, entrou em campo, a torcida rubro-negra explodiu em alegria! A festa teve início, com gritos e vibrações: ‘É urubu, é urubu!’. Não surpreendeu a ninguém que o Flamengo saísse vencedor daquele jogo, com o resultado de 2 a 1. Desde então, o panorama mudou e o urubu se tornou o novo mascote do clube -, descreve o Flamengo em seu site oficial.
A partir da temporada de 2000, o urubu ganhou uma representação gráfica e passou a ser conhecido como Samuca. Entretanto, os torcedores do Flamengo não se adaptaram a essa nova nomenclatura e continuaram a se referir ao pássaro pelo seu nome original. Em 2008, o Rubro-Negro lançou uma série de mascotes que começaram a representar a equipe no Maracanã, denominados Uruba e Urubinha.
Atualmente, os torcedores do Flamengo chamam os dois urubus de Urubão e Binho. Os mascotes oficiais comparecem a todos os jogos do Mais Querido, além de participarem de eventos promovidos pelo clube.
O Binho foi criado como uma versão voltada para o público infantil do Flamengo, visando criar uma conexão maior com o mascote do Clube da Gávea. Por sua vez, o Urubão foi desenvolvido para representar a garra do time, possuindo uma aparência intimidadora.
Publicado em colunadofla.com