Depois de assinar contrato definitivo com o Flamengo, o atacante Gabigol voltará a vestir rubro-negro nesta segunda-feira, contra o Resende, pelo Campeonato Carioca. Mas, diferentemente do que o torcedor se acostumou a ver, o artilheiro não estará com a camisa 9 no Maracanã. Em vez disso, às suas costas aparecerá o número 24 — o que despertou a curiosidade de torcedores sobre a razão da excepcionalidade.
A ação será uma “dobradinha”. A decisão de mandar a campo um jogador com a camisa 24 faz parte da campanha “Número da verdade”, que pretende ajudar a combater o preconceito nos gramados.
Leia mais: Estátua de Pelé amanhece com camisa número 24, uma semana depois de polêmica com Corinthians
Ela surgiu após um episódio de janeiro deste ano, quando, durante a apresentação de Victor Cantillo, o diretor de futebol do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, negou-se a dar uma camisa com o número para o estreante. À época, ele brincou: “24, aqui, não”.
Na cultura popular, existe uma conotação homofóbica do número que, no jogo do bicho, representa o veado. Pela postura, o diretor recebeu diversas críticas nas redes sociais. No mesmo dia, por meio de uma transmissão ao vivo no Instagram, ele se desculpou. E, na semana passada, o Corinthians decidiu liberar o uso da numeração pelo volante.
Além de Gabigol, outros jogadores vestirão essa camisa — literalmente. São os casos de Nenê, do Fluminense, Tailson, do Santos, e Flávio, do Bahia.
Mas o uso do número 24 tem outro simbolismo. Gabigol é fã de basquete e homenageará o astro da NBA Kobe Bryant, morto no dia 26 de janeiro em um acidente de helicóptero, aos 41 anos. Além dele, oito pessoas perderam suas vidas, entre elas Gianna, filha de 13 anos de Kobe.
A partida contra o Resende, às 20h (de Brasília), será o reencontro dos rubro-negros com o elenco campeão da Libertadores e do Brasileirão em 2019 e com o técnico Jorge Jesus. Até aqui, o Flamengo disputara o Carioca com uma equipe sub-20. O único desfalque certo para esta noite é o zagueiro Rodrigo Caio, que sofreu um corte profundo no joelho e está em tratamento.