Entenda por que gol fora de casa na Copa do Brasil não é critério de desempate

O Flamengo está se preparando para fazer sua estreia na Copa do Brasil de 2024, já na terceira fase do torneio. Nesta quarta-feira (01), o time carioca enfrentará o Amazonas no jogo de ida dessa fase eliminatória. Com a partida de volta sendo realizada fora de casa, o Rubro-Negro tem ciência de que o critério do ‘gol fora’ não será utilizado como forma de desempate nesta temporada.

Na Copa do Brasil, portanto, em caso de empate na soma dos placares dos jogos de ida e volta, a definição do classificado (ou campeão, na final) será decidida através da disputa de pênaltis.

É importante ressaltar que o regulamento da Copa do Brasil passou por alterações e desde 2018 o gol qualificado não é mais considerado critério de desempate. Anteriormente, os times visitantes tinham vantagem ao marcar gols fora de casa, os quais valiam mais na contagem.

Com a ausência do critério do gol fora de casa, as equipes que avançarem para as oitavas de final da Copa do Brasil deste ano receberão um prêmio no valor de R$ 3,465 milhões. Vale destacar que o Flamengo já conquistou essa competição em quatro ocasiões: 1990, 2006, 2013 e 2022.

Antes de mais nada, na estreia da Copa do Brasil de 2024, o Flamengo enfrentará o Amazonas no Rio de Janeiro. O confronto está marcado para esta quarta-feira (01) no Maracanã, às 21h30 (horário de Brasília). Posteriormente, a definição da classificação acontecerá fora de casa, no dia 22 de maio, na Arena da Amazônia. Caso haja empate na soma dos placares, a decisão será nos pênaltis, como mencionado anteriormente.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: