Decisão entre Flamengo e Athetico-PR movimenta região de Guayaquil
A logística da final da Libertadores está sendo um desafio para o governo local. Flamengo e Athletico-PR disputam o título da competição no dia 29 de outubro, em Guayaquil, e a Direção Geral de Aviação Civil do Equador tem planos de ampliação para os aeroportos.
A reportagem do Coluna do Fla apurou que o órgão responsável pelo manuseio da logística aérea equatoriana fará mudanças nos dias antecessores e sucessores da final. Como o governo local espera receber cerca de 200 novos voos para Guayaquil, a Direção Geral de Aviação Civil do país fará 176 pontos de parqueamento (local de manobras dos aviões) nos aeroportos de Quito, Salinas, Latacunga e Manta, no intuito de facilitar as conexões até a cidade da decisão.
Flamengo e Athletico-PR entram em campo no dia 29 de outubro, mas os torcedores começam a chegar em dias anteriores. Assim, a operação especial da Direção Geral de Aviação Civil terá início no dia 26 de outubro e vai até o dia 30. Lembrando que os pousos em Guayaquil são realizados a cada cinco minutos, com distanciamento de 15 milhas (24,1km) entre as aeronaves.
A região de Guayaquil, além da adaptação para os aeroportos, vive uma onda de violência, que preocupa alguns torcedores. Em 2021, ocorreram 298 assassinatos até o final do mês de agosto. No entanto, no mesmo período em 2022, as autoridades locais registraram 710 mortes por violência. Sendo assim, o aumento de 136% liga o alerta da segurança pública.
Mesmo com algumas dificuldades na organização, a cidade de Guayaqui está mantida pela Conmebol para receber a final da Libertadores. O jogo Flamengo x Athletico-PR, inclusive, já teve o horário confirmado. A bola rola para o embate entre rubro-negros a partir das 17h (de Brasília).
Share this content: