O Flamengo foi derrotado pelo São Paulo por 1 a 0 neste sábado (03), no Morumbis, em jogo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com esse resultado, o Rubro-Negro encerra a rodada com 40 pontos, mesmo tendo um jogo a menos. Além disso, cai para a segunda colocação na tabela, uma vez que o Botafogo venceu na mesma jornada e ultrapassou o Mais Querido.
A partida teve início com o São Paulo dominando o campo de ataque contra o Flamengo. Aos três minutos, o time paulista tentou finalizar com Caleri, porém a bola passou por cima do gol, sem representar perigo para o goleiro Rossi. Pouco depois, o Rubro-Negro começou a trocar mais passes e conseguiu chegar com perigo pela primeira vez com Viña na área adversária.
Apesar da maior posse de bola do São Paulo nos primeiros 15 minutos, chegando a 64%, a equipe da casa teve apenas uma finalização. Por outro lado, o Flamengo não conseguiu finalizar, mas passou a trocar mais passes na tentativa de marcar o primeiro gol.
Aos 16 minutos, Lucas conseguiu cortar David Luiz dentro da pequena área e finalizou, porém Rossi fez a defesa com tranquilidade. A primeira finalização do Flamengo ocorreu com Gabigol, aos 23 minutos. Matheus Gonçalves fez o passe para Gabigol, que dominou a bola e chutou, mas o desvio fez a bola ir para escanteio.
Com mais trocas de passes, o Flamengo conseguiu aumentar sua posse de bola para 46%. No entanto, o time de Tite continuou com apenas uma finalização, sem acertar o gol. Enquanto isso, o São Paulo chutou quatro vezes, mas sem oferecer perigo ao goleiro Rossi.
Apesar de o Flamengo ter mais controle da partida, não conseguiu finalizar com perigo contra o goleiro Rafael. O time teve mais dificuldades em criar jogadas pelo lado direito, onde Ferreirinha conseguiu neutralizar Wesley nos minutos iniciais. Dessa forma, a principal dificuldade do Mais Querido no primeiro tempo foi a criação de oportunidades. Assim, as equipes foram para o intervalo com o placar em 0 a 0.
Para buscar a vitória, Tite fez alterações no time para o segundo tempo. Gerson entrou em campo, enquanto Bruno Henrique foi para o banco de reservas. Matheus Gonçalves foi deslocado para jogar na ponta esquerda.
Com as mudanças, o Flamengo melhorou seu desempenho. Gerson fez um belo passe para Wesley aos cinco minutos do segundo tempo, que finalizou em direção ao canto direito do goleiro Rafael. A bola passou perto da trave, levando perigo para o São Paulo. Logo em seguida, Léo Ortiz roubou a bola e também finalizou, mas sem perigo para o gol paulista.
Além de Gerson, outros dois jogadores poupados entraram no segundo tempo: Arrascaeta e Ayrton Lucas. Tite optou por dar mais minutos de jogo aos atletas na tentativa de buscar a vitória e reassumir a liderança do Campeonato Brasileiro pelo Flamengo.
Apesar das alterações feitas pelo Flamengo, foi o São Paulo que abriu o placar aos 16 minutos do segundo tempo. Após cobrança de escanteio, Caleri cabeceou na frente de Léo Pereira e marcou o gol no Morumbi. Tite então colocou Arrascaeta e Ayrton Lucas em campo na busca pela virada.
Além de Arrascaeta e Ayrton Lucas, Tite realizou mais duas substituições. Lorran e Victor Hugo entraram nos lugares de Matheus Gonçalves e Viña. Com as trocas, o Flamengo passou a finalizar mais vezes, porém sem muito perigo ao gol adversário.
Em desvantagem no placar, o Flamengo dominou a posse de bola e tentou criar oportunidades para empatar a partida. No entanto, essa postura mais ofensiva acabou dando espaço para o contra-ataque do São Paulo, que quase ampliou sua vantagem com Caleri e Lucas em algumas situações.
Mesmo com a entrada dos jogadores titulares, o Flamengo não conseguiu controlar o jogo e criar chances claras de gol. Dessa forma, o São Paulo segurou o resultado e saiu vitorioso por 1 a 0. Com isso, o Rubro-Negro desceu para a segunda posição no Brasileirão, somando 40 pontos, enquanto o Botafogo venceu por 4 a 1 e assumiu a liderança com 43 pontos.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: