Sem categoria

Especialista detalha lesão, opções de tratamento e projeta prazo para retorno de Pedro ao Fla

Por: Nathalia Coelho e Letícia Marques

No último domingo (24), o Flamengo informou que Pedro precisará passar por uma artroscopia no joelho direito. Após a confirmação do procedimento cirúrgico, o Coluna do Fla consultou a Fisioterapeuta Especialista em Ortopedia e Traumatologia (UNIFESP), Nágela Freitas, que explicou as opções de tratamento e as estimativas de prazo para que o camisa 21 retorne aos gramados.

Especialista no assunto, Nágela explicou desde os detalhes da lesão até as opções cirúrgicas e de tratamento oferecidas ao Pedro. Vale ressaltar que o médico de confiança do atleta, Dr. Luiz Antônio Vieira, junto ao Flamengo e ao próprio jogador, vão definir qual tipo de cirurgia será feita no camisa 21.

VEJA A EXPLICAÇÃO DETALHADA:

“Para começar, vamos entender um pouco sobre a estrutura e sua função.

Os meniscos são estruturas semicirculares de fibrocartilagem que estão localizadas no centro do joelho e agem como amortecedores de impacto. Eles aumentam a estabilidade e ajudam a distribuir a carga de maneira ‘uniforme’ em todo o joelho, reduzindo a carga na cartilagem articular, ao mesmo tempo em que contribuem para a propriocepção, nutrição da cartilagem e lubrificação.

As lesões do menisco são comuns na população jovem e atlética, e são particularmente prevalentes em esportes de contato e pivô, como no caso da função do Pedro em campo.

As lesões de menisco são muito diferentes umas das outras e entender as características de cada uma é fundamental para indicação do tratamento ideal e determinar a recuperação. Então existem diferentes opções de tratamento frente a algumas variáveis.

O primeiro ponto que temos é de qual menisco foi lesado: o menisco medial ou o menisco lateral. O menisco medial suporta 50% da carga axial, enquanto o menisco lateral suporta até 70%, ou seja, lesões no menisco lateral são mais graves e em consequência maior tempo de recuperação. Felizmente as lesões de menisco medial são muito mais frequentes do que lateral.

Além da localização do menisco, é levado em consideração também os tipos de lesões meniscais. O correto entendimento do formato da lesão permite uma programação melhor na escolha do tratamento, uma vez que algumas destas lesões podem responder melhor a determinados tipos de tratamento.

Outro ponto é a localização específica da lesão no menisco, que podem estar localizadas mais para a periferia ou mais para o centro. Quanto mais periférica, maior a vascularização e melhor a condição para cicatrização. As lesões fora da zona vermelha – zona que recebe o suprimento sanguíneo – tem chances menores de cicatrização.

RESUMINDO
Zona vermelha: periferia do menisco, bem vascularizada, melhor recuperação;
Zona vermelho-branca: porção média do menisco com vascularização periférica;
Zona branca: porção central e avascular do menisco, pior recuperação.

A decisão de realizar cirurgia é complexa e multifatorial. Para um atleta, a presença de dor persistente e incapacidade de retornar ao alto nível atlético pode levar à cirurgia. Levantado os pontos sobre tipo de lesão e localização, agora, vamos ao ponto: Quais as opções cirúrgicas? São duas mais básicas: Meniscectomia e Sutura/Reparo Meniscal via artroscópica (cirurgia minimamente invasiva, com uso de câmeras para acesso).

Meniscectomia é a retirada do pedaço lesado. Reservada em casos em que o tecido é inviável ou existe um potencial de cura não satisfatório. Esse foi o procedimento realizado pelo Arrascaeta, em 2019, e que o fez retornar em 21 dias. Mas essa opção tem um problema: vários estudos mostraram maiores taxas de desenvolvimento de osteoartrite de joelho após meniscectomia, ou seja, a longo prazo, esse tipo de procedimento pode levar ao desgaste precoce no joelho. Pensando na recuperação, a retirada do pedaço lesado tem uma reabilitação muito rápida sem qualquer restrição de movimento, carga e retorno ao esporte em média de 3 a 6 semanas.

Já o reparo meniscal é a sutura (dar pontos) da região lesionada, sem a retirada a fim de preservar o tecido meniscal, o que a longo prazo é muito mais saudável, o ideal é sempre preservar os meniscos, principalmente se tratando de atletas jovens. Recentemente Ansu Fati, do Barcelona, sofreu essa mesma lesão e foi optado pelo reparo, justamente pensando no futuro do jogador, já que ele é uma promessa no time espanhol. Entretanto o tempo de recuperação do reparo é muito mais longo, em média de 4 a 6 meses, ou até mais, conforme o atleta for atingindo todos os critérios para alta e retorno ao esporte.

A questão é essa: não existe certo ou errado, existem opções com prós e contras. Agora, vamos ver o que o Flamengo e jogador irão decidir, com certeza todos esses pontos foram discutidos e só a partir disso saberemos quanto tempo levará para o retorno do jogador aos gramados”.

De acordo com as explicações dadas por Nágela, e levando em consideração o tempo de recuperação, a tendência é que o Dr. Luiz Antônio Vieira, médico de confiança de Pedro, junto ao Flamengo e ao jogador, opte por realizar o processo semelhante ao feito em De Arrascaeta, em 2019. Sendo assim, o método escolhido deve ser a Meniscectomia Artroscópica.

A cirurgia de Pedro será realizada nesta segunda-feira (25), a partir das 19h (horário de Brasília), no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. O médico responsável pelo procedimento será Luiz Antônio Vieira. O Dr. Márcio Tannure, Gerente de Saúde e Alto Rendimento do Fla, irá acompanhar todo o processo, representando o clube.

Fonte: https://colunadofla.com/2021/10/especialista-detalha-lesao-opcoes-de-tratamento-e-projeta-prazo-para-retorno-de-pedro-ao-fla/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=especialista-detalha-lesao-opcoes-de-tratamento-e-projeta-prazo-para-retorno-de-pedro-ao-fla

Share this content:

Redação Flamengo RJ

Share
Published by
Redação Flamengo RJ

Recent Posts

Flamengo vence com facilidade o Fluminense na Copa Rio, e Filipe Luís conquista sua primeira vitória em clássicos como técnico

Ao assinar seu nome na história do Flamengo como jogador, Filipe Luís agora está seguindo…

34 minutos ago

Flamengo considera ter cumprido seu objetivo na Bolívia ao preservar a saúde dos jogadores

O Flamengo sofreu sua primeira derrota na Copa Libertadores da América, na última quarta-feira (24),…

1 hora ago

Jovens formados na base do Flamengo são considerados como opções no ataque da equipe de Tite

O treinador Tite optou por preservar alguns jogadores do Flamengo no confronto contra o Bolívar…

2 horas ago

3 confrontos abrem a 4ª rodada do Brasileirão; Flamengo joga no domingo

A quarta rodada do Campeonato Brasileiro está prestes a começar. Neste sábado (27), três jogos…

2 horas ago

Descubra onde assistir o primeiro clássico de Filipe Luís como treinador do Flamengo

Enquanto atuava como jogador do Flamengo, Filipe Luís teve sucesso em vários clássicos cariocas. Agora,…

3 horas ago

Homenagens da torcida a Olivinha, ídolo do Flamengo

A participação da torcida foi de extrema importância no Maracanãzinho durante a partida entre Flamengo…

4 horas ago

This website uses cookies.