Oi meus amigos, essa semana quero abordar com vocês sobre algo fantástico, vamos tratar aqui de uma subjetividade muito importante no mundo do esporte, falarei sobre o “pensamento de campeão“.
A cada dia que passa temos visto o investimento maciço em psicologia esportiva e os clubes tem procurado levar aos atletas um pouco da sua história de gloria e conquistas. Não é por acaso que notamos a frequente presença de campeões na rotina de treinamentos e também no vestiário antes das partidas.
A australiana Rhonda Byrne, escritora do livro “O segredo”, mais um dos tantos exemplares de auto-ajuda, mencionou uma celebre frase “aquilo em que você mais pensa ou se concentra se manifestará”. Qual a relação do que foi dito até aqui com o Flamengo de hoje? Tudo, amigos.
Falta ainda no time de Zé Ricardo a mentalidade de campeão, é comum a busca desenfreada pelo gol e a retração após o mesmo, de forma surpreendente. Passamos de donos do jogo para “cães acuados” e não importa se faltam 5 ou 35 minutos para o final da partida.
É notável, nos campeões, inteligência emocional para controlar os adversários e ainda assim ter comportamento agressivo. A manutenção de jogadores pouco expressivos e capazes de mudar a partida reflete o temor do Zé em arriscar e procurar o que diferencia um mero membro do G4 e um campeão (detalhe, entenda jogadores pouco expressivos como Márcio Araújo, Fernandinho, Chiquinho, Gabriel).
Vivenciamos tantos anos de campanhas pífias que me assusta o comodismo de uns e a felicidade de outros em estarmos no G4. No Flamengo é importante pensar em títulos e glórias. Craques como Zico, Leandro, Junior, Petkovic, associados a 40 milhões de torcedores merecem esse respeito.
Quer ser campeão? Pense como campeão, use seus melhores atletas, personalidades capazes de mudar o placar a qualquer momento, dar um passe surpreendente, contagiar a torcida. Zé, use as sábias palavras de Norman Vincent, autor de “O pensamento positivo”, “mude seu pensamento e você mudará seu mundo”.
Mauricio Dias
Deixem suas sugestões, criticas e comentários.
Fonte: http://colunadoflamengo.com/2016/08/esta-faltando-aquele-pensamento-de-campeao/
Share this content:
O novo diretor de futebol do Flamengo, José Boto, já tem data marcada para sua…
Vítor Pereira deixou o Al-Shabab, da Arábia Saudita, e foi oficialmente anunciado como o novo…
O vínculo contratual entre o Flamengo e David Luiz se encerrará no dia 31 de…
O ano para o Flamengo se encerrou com um empate de 2 a 2 contra…
O Flamengo disputará as três primeiras rodadas do Campeonato Carioca com uma equipe alternativa, composta,…
O Flamengo estabeleceu o planejamento para o início de 2025 ainda sob a administração de…
This website uses cookies.