Flamengo e Athletico Paranaense se enfrentaram no último domingo (16) em um dos jogos mais emocionantes do Brasileirão 2024. Com ambas as equipes buscando a liderança, a partida terminou empatada em 1 a 1. No entanto, segundo o ex-árbitro e consultor Rafael Porcari, o pênalti que resultou no gol do Athletico não deveria ter sido assinalado.
O lance polêmico aconteceu aos 42 minutos, quando o árbitro Anderson Daronco não viu irregularidade em campo. Porém, a árbitra de vídeo Daiane Muniz sinalizou a penalidade, alegando toque de mão de David Luiz. Após a revisão, Daronco acatou a decisão e marcou o pênalti. Para Porcari, no entanto, houve equívoco na marcação.
Em seu blog, o ex-árbitro explicou seu ponto de vista: ‘Para ser considerada uma infração, é necessário ter a INTENÇÃO de usar o braço […] Em seguida, deve-se observar o MOVIMENTO ANTINATURAL’, escreveu inicialmente, referindo-se às regras para marcação de pênaltis. Ele então analisou o lance envolvendo David Luiz.
‘O chute foi cara a cara, David Luiz tinha o braço em posição normal e tentou afastá-lo para evitar o contato com a bola […] Seria Antinatural se o jogador do Flamengo afastasse o corpo e esticasse o braço, tentando ampliar sua área de contato com a bola’, completou Porcari.
Mesmo após sofrer o gol de pênalti aos 45 minutos do segundo tempo, o Flamengo continuou pressionando o Athletico e dominando o jogo. Aos 50 minutos, Pedro quase empatou, mas esbarrou em uma defesa impressionante do goleiro Leo Linck. No entanto, o defensor adversário não conseguiu evitar o gol de cabeça de Evertton Araújo, aos 54 minutos, que garantiu o empate para o Fla.
Com o ponto conquistado na Ligga Arena, o Flamengo chegou a 18 pontos no Brasileirão e permaneceu na liderança da competição. Apesar disso, dois times ainda têm a chance de ultrapassar o Fla nesse domingo (16). O Bahia, que enfrenta o Criciúma, está com 17 pontos; além disso, o Botafogo, com 16 pontos, encara o Grêmio e também pode superar o time rubro-negro.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: