Atualmente, os espaços disponíveis na camisa do Flamengo são altamente disputados pelas principais empresas do mundo. No entanto, em 2007, a situação era bem diferente. Para fechar um acordo com uma marca, o clube adotou uma estratégia peculiar: levou Obina, o jogador principal do time na época, para ‘negociar’ a renovação que resultou em um aporte de R$ 15 milhões para o Rubro-Negro. O então vice-presidente de marketing, Ricardo Hinrichsen, relembrou esse episódio.
— *Obina é melhor que Eto’o porque renova patrocínio, não é mesmo? Em 2007, o Zé Carlos, vice de finanças, me ligou e disse: ‘Tenho uma ideia do Obina ir conosco na Petrobras para fechar a reunião’. Quando chegamos lá, na recepção, com o Obina, o prédio parou — contou Ricardo, em entrevista ao ‘Basticast’.
— *Começou a descer gente, o pessoal parou de trabalhar. Em pouco tempo, nosso andar estava lotado de pessoas de outros setores que desceram para tirar fotos. Precisamos transferir a reunião para o último andar, onde fica a presidência da Petrobras. (…) Senão, o patrocínio não seria concretizado, mas tudo correu bem, foi um sucesso e demonstrou a força do clube dentro da empresa — acrescentou.
Há mais de três décadas ocupando o espaço principal na camisa do Flamengo, a Petrobras solicitou alguns ajustes em 2007 e estava prestes a encerrar a parceria. No entanto, após a intervenção de Obina que causou alvoroço na estatal, a marca permaneceu no uniforme rubro-negro. Ao todo, a empresa permaneceu com o clube até 2009, totalizando 25 anos de patrocínio, o mais longo da história do futebol brasileiro.
Obina conquistou o coração da torcida do Flamengo ao marcar gols decisivos na história do clube. Em 2005, por exemplo, o atacante foi responsável pelo gol que livrou o time do rebaixamento no Brasileirão, contra o Paraná. No ano seguinte, marcou um gol espetacular na final da Copa do Brasil contra o Vasco.
Durante sua passagem pelo Flamengo, de 2005 a 2010, Obina marcou 46 gols em 177 partidas. Além da Copa do Brasil, o atacante também contribuiu para o início da campanha vitoriosa do título brasileiro de 2009 e foi peça fundamental nos tricampeonatos cariocas de 2007, 2008 e 2009, conquistados sobre o Botafogo.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: