Ex-zagueiro faz declaração controversa sobre racismo no futebol: ‘Geração bastante sensível’

Um dos tópicos mais debatidos nas últimas semanas no cenário do futebol sul-americano é o incidente de racismo envolvendo o atacante Luighi, que se destaca nas categorias de base do Palmeiras, durante a Libertadores Sub-20. O paraguaio Gamarra, ex-zagueiro do próprio Palmeiras e também com passagens pelo Flamengo, fez uma declaração controversa sobre a questão.

Eu vi as imagens, houve provocação do jogador, ele saía e mostrava a camisa. É uma reação lógica dos torcedores. Quando você vai a um jogo, você tem que mostrar caráter. Você não pode simplesmente chorar porque alguém fez um gesto ou diz algo para você, porque isso sempre acontece em campo — afirmou Gamarra.

Esta é uma geração muito sensível. No Brasil, sempre tive companheiros negros, e eles nunca saíam do campo chorando porque eram gritados. Costumávamos chamá-los de ‘negão’ e nada acontecia. Era normal… — acrescentou o ex-zagueiro Gamarra, em uma entrevista concedida à ‘Rádio Ñanduti Digital AM’, do Paraguai.

No dia 06 de março, o Palmeiras conquistou uma vitória sobre o Cerro Porteño (PAR) na primeira fase da Libertadores Sub-20. No entanto, o resultado passou a ser secundário. Durante a partida, o brasileiro Luighi presenciou torcedores adversários imitando macacos e cuspindo. O jogador não conseguiu conter as lágrimas, chorou intensamente e deu uma contundente entrevista ainda no gramado, criticando a falta de perguntas de um jornalista sobre a situação.

Infelizmente, o caso de racismo enfrentado por Luighi não é uma ocorrência isolada. Nesta quarta-feira (12), Vini Jr, ex-Flamengo, foi alvo de ofensas racistas por parte de alguns torcedores do Atlético de Madrid (ESP) durante as oitavas de final da Champions League. Dentro do campo, o jovem atleta sorriu por último, garantindo a classificação para as quartas de final.

Revelado nas categorias de base do Cerro Porteño, Gamarra fez história no Brasil, atuando por clubes como Internacional, Corinthians e Palmeiras. Além disso, o paraguaio teve uma passagem pelo Flamengo entre 2000 e 2001, onde participou de 30 partidas e marcou um gol. Com a camisa do Flamengo, o ex-zagueiro conquistou os títulos do Campeonato Carioca e da Copa dos Campeões, em 2001.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: