Sem categoria

Fabio Monken: “Maturidade e doutrinação no Maracanã”

No último domingo (01), no Maracanã, vimos apenas um time em campo. O Flamengo massacrou o Palmeiras durante os noventa minutos. Foi uma doutrinação esmagadora. Arrisco a dizer que, talvez, tenhamos presenciado o surgimento do melhor Flamengo dos últimos 40 anos. Mas devemos ter, sempre, os pés no chão.

Explico. Para que isso aconteça, devemos observar vários fatores: a continuidade de Jorge Jesus no comando da equipe, a manutenção do elenco com mais alguns reforços necessários e a dispensa de alguns jogadores. Mas uma coisa podemos ter certeza, acabou o oba-oba!

Se, fundamentalmente, seguirmos nossa toada de austeridade financeira e boa gestão do departamento de futebol, as coisas tendem a dar muito certo e chegaremos à tão sonhada sequência de títulos. Nos faltava sermos hegemônicos, mas se mantivermos a pegada o seremos num curtíssimo espaço de tempo.

Com a exibição de ontem a maioria da mídia anti rendeu-se ao portuga e ao futebol praticado pelo Flamengo, e olha que o time ainda tem muito a evoluir, principalmente na parte defensiva. O trabalho do mister ainda está no início, mas o abismo tático entre os dois times no jogo de domingo foi muito perceptível.

O time rubro-negro vai se encaixando graças ao trabalho de todos, começando pela diretoria e culminando em excelentes atuações dentro das quatro linhas. Agora temos um treinador com capacidade de comandar o Mengão do jeito que ele merece. Simples assim.

Desde os idos de 2017 venho pedindo aqui, através desta coluna, a contratação de um técnico top 20 mundial. Por muitas vezes fui incompreendido devido ao ceticismo da maioria dos leitores quanto à estrangeiros, mas devo dizer que eu estava certo, ao menos desta vez.

A qualidade dos treinadores brasileiros, atualmente, é ruim por um simples motivo: falta de estudo e dedicação. Não me entendam mal, não quero dizer que todos são assim, mas a grande maioria e, fundamentalmente, os ditos medalhões, encaixam-se neste perfil.

As chegadas de Sampaoli no início do ano e, posteriormente, de Jorge Jesus evidenciam a diferença inconteste de qualidade dos trabalhos da dupla em relação aos treinadores nacionais, principalmente na parte tática e na visão do jogo.

Ontem, por exemplo, o Palmeiras começou melhor, dominando a meiuca, mas com cinco minutos de partida Jorge Jesus já observou isso e corrigiu o time, mudando o posicionamento de Gerson e Arão, o que fez com que ganhássemos o meio de campo e fôssemos arrasadores na partida.

Obviamente que temos muito a evoluir ainda, mas a lucidez das palavras do mister nos deixa bastante esperançosos. De acordo com JJ, ele vive o Flamengo 18 horas por dia, sempre escalará os melhores (respeitando suas condições físicas) nas partidas não escolhendo competição e entrará pra ganhar tudo. Temos observado nos jogos o Flamengo indo pra cima o tempo todo, sempre querendo ampliar o placar.

Esse perfil de treinador é o que esperávamos no início do ano e que, por uma escolha meramente política, fez com que perdêssemos seis meses de trabalho. Mas isso são águas passadas e as coisas entraram nos eixos mesmo que a correção tenha vindo tardiamente.

As peças de reposição do elenco são boas, mas necessitam melhorar. A qualificação do elenco para que trabalhemos com 25 ou 26 jogadores, já a partir da próxima temporada, faz-se necessária para que tenhamos um elenco de excelência e jogadores sempre motivados.

Acredito que seja essa a premissa da direção do Mengão para os anos que se sucedem. Agora é trabalhar para o aperfeiçoamento da equipe, pois teremos uma semana cheia de treinamentos novamente e, consequentemente, veremos mais evolução contra o Avaí, no Mané Garrincha, às 17 horas do próximo sábado.

É isso aí, fico por aqui e já os convido para que me acompanhem na próxima quinta-feira, onde falarei mais um pouco sobre a postura do Flamengo com um todo e nossa guinada esportiva neste ano de 2019. Grande abraço a todos e até quinta! Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo Simplesmente é!
Saudações Rubro Negras a todos!!!

Fabio Monken

Gostou? Ótimo! Não gostou? Ótimo também!
Ninguém é o dono da verdade! Isso é fato!
Venha debater conosco suas ideias, mas faça-o educadamente, pois a falta de respeito e de educação são os combustíveis dos fracassados e de parca argumentação

Fonte: https://colunadofla.com/2019/09/fabio-monken-maturidade-e-doutrinacao-no-maracana/

Share this content:

Redação Flamengo RJ

Share
Published by
Redação Flamengo RJ

Recent Posts

Técnico do Atlético-MG considera confronto com o Vasco na Copa do Brasil como uma “final antecipada”

Os dois jogos de ida das semifinais da Copa do Brasil ocorreram na quarta-feira (02).…

16 minutos ago

Grêmio e Fortaleza se enfrentam pela 29ª rodada do Brasileirão nesta sexta-feira

A vigésima nona rodada do Campeonato Brasileiro já teve dois jogos nesta quinta-feira (03). Agora,…

31 minutos ago

Filipe Luís define equipe titular do Flamengo para partida contra o Bahia em treino nesta sexta

É chegada a hora de unir as forças e buscar a recuperação no Brasileirão. Nesta…

1 hora ago

Bahia x Flamengo: início da venda de ingressos para torcida rubro-negra é nesta quinta-feira

O Flamengo irá enfrentar o Bahia em Salvador, no próximo sábado (05), em um jogo…

9 horas ago

Cruzeiro desperdiça oportunidade de se aproximar do Flamengo ao ser derrotado pelo Fluminense

Duas partidas deram início à 29ª rodada do Brasileirão nesta quinta-feira (03). Na parte inferior…

9 horas ago

Jogador de equipe da França revela amor pelo Flamengo: ‘Meu time do coração’

Na quarta-feira (02), dois jovens jogadores formados nas categorias de base do Flamengo se enfrentaram…

10 horas ago

This website uses cookies.