Sem categoria

Fator Copinha: um ano após decisão, Fla e Timão formam a base da sub-20

Um ano após decidirem a Copa São Paulo de 2016, Flamengo e Corinthians tomam conta da seleção brasileira que está no Equador para a disputa do Sul-Americano sub-20. São sete jogadores dos dois rivais: quatro do Timão (Guilherme Arana, Léo Santos, Maycon e Léo Jabá) e três do Fla (Lucas Paquetá, Felipe Vizeu e Matheus Sávio), que levou a melhor na final do ano passado. O número representa 30,5% dos 23 convocados para a competição.

Fla e Timão podem se reencontrar nas quartas Copinha: confira aqui a tabela

Veja a tabela do Sul-Americano Sub-20

Desses sete jogadores, apenas Guilherme Arana não disputou a Copinha do ano passado – ele já estava nos profissionais desde 2015. Léo Santos esteve na campanha que levou o Corinthians à final, mas, suspenso, não enfrentou o Flamengo. Os outros cinco estiveram naquela decisão no Pacaembu. Maycon converteu sua cobrança para o Alvinegro, assim como Paquetá pelo lado rubro-negro (que venceu por 4 a 3 nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal – assista no vídeo abaixo). Um ano depois, a missão de conquistar um espaço continua no Equador.

– O Sul-Americano é mais uma oportunidade que temos. A Copinha é um campeonato de projeção para o time principal, e já estamos lá, brigando pelo nosso espaço. Aqui (com a Seleção) é mais uma oportunidade para mostrar o nosso valor, uma competição importantíssima. O primeiro objetivo é se classificar para o Mundial e depois ser campeão. Mas a projeção dessa competição é muito importante, sem dúvida – disse o volante do Corinthians, citando o Mundial da categoria, em maio, na Coreia do Sul.

De fato, todos eles ganharam espaço no time de cima após a campanha na Copinha. Apesar de atuar como volante, Maycon foi o vice-artilheiro da Copinha com seis gols. Não demorou muito tempo e subiu aos profissionais, sendo emprestado em seguida para jogar o Brasileiro na Ponte Preta. Léo Santos e Léo Jabá também foram promovidos.

Os três flamenguistas também subiram com a conquista da Copinha. Lucas Paquetá e Matheus Sávio contribuíram com gols decisivos na campanha do título, mas acabaram aparecendo pouco no time principal ao longo de 2016. Terão agora a chance brilhar no Equador. Já Vizeu foi o artilheiro com sete gols, teve chances entre os profissionais e, apesar da concorrência de Guerrero e Leandro Damião, balançou as redes oito vezes no ano. Agora, chega ao Sul-Americano como um dos destaques da sub-20. Sem rivalidade com os corintianos.

– Resenha sempre tem, mas dentro de campo somos um só, somos a seleção brasileira. Então, é o que sempre falamos: rivalidade deixamos para o clube e aqui dentro representamos o nosso papel, de defender a Seleção da melhor maneira possível. Deixamos as brincadeiras para os momentos de descontração mesmo – disse Vizeu.

O fator Copinha

A campanha na Copinha em 2016, aliás, contribuiu para a convocação de flamenguistas e corintianos para o Sul-Americano. Quem diz isso é o próprio Micale.

– A Copinha é reflexo. Nos dá uma perspectiva muito grande de futuro, quem poderemos utilizar em uma competição como essa. O Sávio, o Vizeu, o Paquetá, o próprio Léo, o Maycon… São jogadores que vimos na final da Copinha, mas já estavam mapeados no nosso banco de dados. E hoje apareceu a oportunidade e estão nos ajudando. Fazem parte de escolas que trabalham bem os atletas e são jogadores rodados, acostumados com finais e jogos grandes – comentou o treinador da sub-20.

A equipe sub-20 estreia no Sul-Americano dia 18 contra o Equador, às 19h15 (22h15 de Brasília), em Latacunga. Depois, encara Chile, Paraguai e Colômbia no complemento do Grupo A. As três equipes de melhor campanha avançam ao hexagonal final, onde brigarão pelo título e pelas quatro vagas no Mundial da categoria.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2017/01/fator-copinha-um-ano-apos-decisao-fla-e-timao-formam-base-da-sub-20.html

Share this content:

Redação Flamengo RJ

Share
Published by
Redação Flamengo RJ

Recent Posts

Dirigentes do Flamengo continuaram visitando Gabigol durante suspensão

Gabigol foi impedido de exercer suas atividades no Flamengo de 25 de março a 30…

18 minutos ago

Comentarista questiona uso de Matheus Gonçalves e avalia mudança em escalação do Flamengo

Logo em seguida, o analista fez uma crítica à maneira como Tite enxerga Matheus Gonçalves.…

58 minutos ago

Flamengo terá três jogadores indisponíveis para partida de estreia na Copa do Brasil

O Flamengo fará sua estreia na Copa do Brasil nesta quarta-feira (01), enfrentando o Amazonas…

1 hora ago

Gabigol está de volta e disponível para jogo do Flamengo hoje

O Flamengo está se preparando para enfrentar o Amazonas nesta quarta-feira (01) no jogo de…

2 horas ago

Flamengo e mais 9 times da Série A jogam hoje pela 3ª fase da Copa do Brasil

Os confrontos da Copa do Brasil desta quarta-feira (01) estão agitando o cenário do futebol…

2 horas ago

Flamengo enfrenta o Amazonas em partida de futebol hoje

Na noite de quarta-feira (01), o Flamengo faz sua estreia na Copa do Brasil. Antes…

3 horas ago

This website uses cookies.