FERJ se encontra com clubes para discutir nova estrutura do campeonato Carioca

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) se reunirá, nesta quarta-feira (11), com os principais clubes do Campeonato Carioca. Durante essa reunião, a entidade definirá o novo formato do torneio estadual, que deverá ser reduzido para dez datas. É importante destacar que, até 2025, as equipes que avançavam na competição disputavam até 15 jogos.

A expectativa é que a FERJ também estabeleça a tabela do Carioca 2026 nesta quarta-feira (11). A organização, inclusive, já possui uma estrutura preferida para o torneio, porém ouvirá as opiniões dos clubes durante o encontro. O Flamengo, atual bicampeão consecutivo do torneio, liderou o processo de redução do calendário estadual.

O Flamengo apresentou à FERJ um novo calendário para o Campeonato Carioca em abril deste ano. Na ocasião, o Rubro-Negro sugeriu um formato que reduz as datas de 15 para dez, semelhante ao que será debatido nesta quarta-feira (11). Além disso, em uma reunião realizada na sede da entidade, os clubes também alinharam um modelo de disputa para o Estadual de 2026.

A princípio, a proposta é dividir os 12 clubes em dois grupos de seis, diferente da edição atual, na qual os times formam uma liga. Dessa maneira, as equipes do grupo A enfrentarão as do grupo B. Adicionalmente, os quatro primeiros colocados de cada grupo disputarão as quartas de final em jogo único, e a semifinal será realizada em ida e volta. Por fim, a decisão será decidida em apenas uma partida.

O novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Samir Xaud, anunciou durante a cerimônia de posse que os Campeonatos Estaduais terão a redução de 16 para 11 datas. Assim, a FERJ optou por um Carioca ainda mais curto, em função dos extensos calendários nas próximas temporadas.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: