O Flamengo conquistou uma vitória sobre o Vasco, com um placar de 2 a 1, neste sábado (08), assegurando sua classificação para a final do Campeonato Carioca. Entretanto, a torcida do Vasco expressou descontentamento em relação à arbitragem, argumentando que o primeiro gol do Flamengo deveria ter sido invalidado devido a um impedimento. No domingo (09), a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) se manifestou sobre as reclamações.
O Departamento de Arbitragem do Futebol do Rio de Janeiro (DEAF-RJ), visando esclarecer a situação levantada pelo presidente do Vasco, em uma coletiva de imprensa, questionando a rapidez da decisão do VAR no gol de empate do Flamengo, destacou o seguinte:
1 – O Vasco participou da reunião dos clubes realizada antes do início do Campeonato Carioca, a qual teve como objetivo estabelecer critérios e diretrizes para a aplicação e atuação do VAR, tendo voz e voto favorável a todas as decisões tomadas.
2 – A alteração da espessura da linha de impedimento para 12 centímetros foi aprovada por unanimidade, deixando claro o intuito de beneficiar os gols, em conformidade com o conceito de que quando as linhas estão alinhadas, não há impedimento.
3 – É provável que o Presidente do Vasco ainda não tenha sido informado de que houve 7 gols ajustados e validados nesta competição devido à nova linha de 12 cm.
4 – O protocolo de aplicação do VAR estipula que a decisão do árbitro não será modificada, a menos que, após revisão em vídeo, fique evidente que a decisão estava claramente errada, o que não ocorreu no lance em questão, mantendo assim, corretamente, a decisão de campo conforme as normas técnicas e diretrizes da IFAB.
5 – O Presidente do Vasco e o gerente de futebol Clauber Rocha foram recebidos pelo Observador VAR e pelo VAR na sala do Delegado da partida, onde foi demonstrada a linha utilizada na avaliação do lance e ambos afirmaram estar convencidos da correção da decisão.
6 – Como de costume, em consideração e respeito ao clube filiado, os membros do Departamento de Arbitragem estarão disponíveis para conversar com representantes do Vasco, preferencialmente aqueles com conhecimentos técnicos sobre arbitragem, na próxima segunda-feira (10/03), das 15h às 18h, para esclarecer quaisquer dúvidas e preocupações.
7 – Além da análise técnica realizada pelo DEAF-RJ, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro publica na íntegra os relatórios sobre o desempenho da arbitragem, elaborados por analistas independentes de uma empresa especializada internacional, e assim procederá assim que os receber”, declarou a FERJ.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: