A FIFA está avaliando a possibilidade de realizar um ‘playoff’ em partida única entre o América (MEX) e o Los Angeles FC (EUA) para determinar o substituto do Léon (MEX) no Grupo D do Mundial de Clubes de 2025. Esta chave, que atualmente conta com o Flamengo, também inclui o Chelsea (ING) e o Espérance (TUN).
Essa iniciativa surge após a decisão da entidade de excluir o León devido a um conflito de interesses com o Pachuca, do México, que pertence ao mesmo grupo empresarial. Entretanto, em resposta a essa decisão, os ‘Los Panzas Verdes’ recorreram à Corte Arbitral do Esporte (TAS, na sigla original) com o intuito de retornar ao torneio.
Assim, o julgamento está agendado para o dia 23 de abril, em Madrid, na Espanha. Portanto, o ‘plano’ da entidade máxima do futebol somente será executado caso o León perca a apelação à TAS. É importante ressaltar que o processo em Madrid também contará com a argumentação do Alajuelense, da Costa Rica, que é outra equipe que busca uma vaga no Mundial.
A FIFA esclareceu que o time americano participaria do playoff como vice-campeão da Liga dos Campeões da Concacaf de 2023. Por sua vez, o América seria representado como a equipe mais bem classificada no ranking de confederações da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.
“A FIFA pode confirmar que está considerando uma partida de playoff entre o LAFC e o Club America pelo direito de participar da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025, substituindo o Club Léon após a decisão do Comitê de Apelação da FIFA. O vencedor do play-off se classificaria, a menos que procedimentos legais decidam o contrário”, informou.
O Flamengo se encontra no Grupo D do Super Mundial de Clubes e fará sua estreia no torneio contra o Espérance (TUN). Em seguida, o Mengão enfrentará o Chelsea (ING). Por fim, o Rubro-Negro aguarda a definição do substituto do León, que ainda será anunciado pela FIFA.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: