A novela pela presidência da Conferação Brasileira de Futebol (CBF) acaba de ganhar mais um capítulo. Isso porque, após o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro retirar Ednaldo Rodrigues da instituição, Fifa e Conmebol informaram que virão ao Brasil em janeiro e querem que a eleição aconteça após a visita.
Em carta assinada por dirigentes da Fifa e da Conmebol, nessa quinta-feira (14), a CBF recebeu o aviso: “Nenhuma eleição deve ser convocada ou acontecer até que uma delegação de Fifa e Conmebol visite o Brasil no próximo janeiro para examinar a situação e discutir o assunto com as partes interessadas”.
Por conta do comunicado da Fifa e da Conmebol, a CBF vive um impasse. Isso porque, a entidade não pode descumprir a decisão do Superior Tribunal de Justiça, que nomeou o interventor José Perdiz, presidente do STJD, para realizar a eleição em 30 dias úteis. Este prazo, vale ressaltar, tem fim no dia 12 de janeiro. No entanto, a instituição brasileira também precisa atender a determinação dessa quinta-feira (14) e aguardar a visita.
Em contato com o GE, José Perdiz, comentou a carta enviada pela Fifa e pela Conmebol: “É com satisfação e respeito que recebemos a carta da Fifa. Vejo como um sinal positivo termos a entidade acompanhando o processo eleitoral na CBF. Conforme determinação da Justiça brasileira, confirmada pelo STJ, vou convocar em 30 dias as eleições, dentro da transparência e da lisura exigidas”.
A carta enviada ainda diz que, conforme o artigo 64 da CBF, em casos como o ocorrido, a única pessoa autorizada a representar e assumir as tarefas de presidente interino é o diretor mais velho da entidade. Atualmente, o dirigente que se encaixa nesta posição é Hélio Santos Meneze, que acumula as diretorias jurídica e de governança da confederação.
Dessa forma, Hélio Santos deve assinar todas as comunicações da intituição brasileira com a Fifa e com a Conmebol. Além disso, outro trecho da carta afirma: “Neste contexto, nenhuma outra autoridade além do citado no artigo 64 será oficialmente reconhecida pela Fifa e pela Conmebol”.
Enquanto a CBF resolve o processo de eleição, o Flamengo aproveita as férias antes de começar a preparação para a 2024. Isso porque, a reapresentação dos jogadores está marcada para o dia 08 de janeiro, a partir das 14h (horário de Brasília). No Centro de Treinamento Ninho do Urubu, o elenco rubro-negro foca no Campeonato Carioca e na pré-temporada.
Share this content: