FIFA reconhece Brasileirão de 1987 do Flamengo, gerando revolta entre torcedores do Sport

Não há controvérsias em relação ao campeão do Campeonato Brasileiro de 1987: o Flamengo. Entretanto, os torcedores do Sport costumam afirmar que o título daquele ano pertence ao clube pernambucano. Um dos argumentos frequentemente utilizados nos debates é ‘reclama na FIFA’. Contudo, na terça-feira (08), a entidade máxima do futebol mundial desferiu um golpe contundente nos recifenses.

Em uma publicação nas redes sociais, a FIFA ‘apresentou’ o Flamengo aos seus seguidores, ressaltando os clubes que participarão do Mundial de Clubes em junho, nos Estados Unidos. Em uma das imagens do post, está escrito: ‘…’ Portanto, a entidade reconhece as conquistas do Mengão em 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019 e 2020.

Nos comentários da postagem, alguns torcedores do Sport ‘passaram recibo’. ‘Correção: 7 Campeonatos Brasileiros’, escreveu um deles. ‘…’, digitou outro. Entretanto, os rubro-negros dominaram a discussão, ironizando o clube pernambucano. ‘…’, comentou um fã do Mengão. ‘…’, questionou outro.

Além de listar os principais títulos do Flamengo, a FIFA compartilhou alguns detalhes adicionais sobre o clube. O ano de fundação, 1895, foi destacado. Ademais, a entidade informou que o Mengão atua como mandante no Maracanã e que é um dos dois únicos clubes que nunca disputaram a Série B do Campeonato Brasileiro, ao lado do São Paulo.

Devido à falta de recursos para organizar o Campeonato Brasileiro, a CBF anunciou que não promoveria a competição em 1987. Assim, o Clube dos 13, que reunia os 13 clubes com as maiores torcidas do país, convidou mais três equipes e organizou a Copa União, com um total de 16 participantes. Dessa forma, a entidade conseguiu atrair grandes patrocinadores, e a competição obteve sucesso tanto nas arquibancadas quanto nas audiências televisivas.

Incomodada com o crescimento do Clube dos 13, a CBF alterou sua postura e promoveu um campeonato sem os 16 principais times, denominado Módulo Amarelo. A própria entidade designou a Copa União como Módulo Verde. No entanto, em desacordo com a decisão arbitrária da Confederação, os principais clubes do país rejeitaram a imposição para que os dois campeões de cada lado se enfrentassem em um quadrangular.

Portanto, Flamengo e Internacional não aceitaram o cruzamento com Sport e Guarani, campeões da ‘segunda divisão’. Dessa forma, os times pernambucano e paulista venceram os cariocas e gaúchos por WO e realizaram a final entre si, com o clube de Recife se consagrando campeão. Por outro lado, o Mengão saiu vitorioso no embate de ‘primeira divisão’, com um gol de Bebeto, vencendo por 1 a 0.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: